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Franquia: o modelo de expansão de um negócio

André Friedheim - ABF

As franquias apresentam um modelo de negócio associado à expansão e ao empreendedorismo. É um segmento que demonstra resiliência nos momentos difíceis, a exemplo da crise.

Mesmo apresentando baixo grau de risco, se comparado a um negócio próprio, é preciso ter atenção a alguns fatores que podem contribuir tanto para o fracasso como, principalmente, para o sucesso, conforme sinaliza em entrevista exclusiva ao PME NEWS desse mês, André Friedheim, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

André orienta o leitor com informações sobre o setor e dá dicas importantes, principalmente aos pequenos empreendedores, que pretendem abrir uma microfranquia. Não perca!

Bastidores

  • O setor de franquias nacional teve crescimento de 6,4% no primeiro semestre desse ano. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a receita subiu de R$ 79,496 bilhões para R$ 84,586 bilhões. Quanto à empregabilidade, no segundo trimestre do ano, o número de trabalhadores com carteira assinada subiu de 1.224.987 para 1.348.235, um aumento de 10%. Atualmente 45% dos municípios brasileiros já operam com franquias. Santa Catarina (4,5%), Mato Grosso (2,1%) e Minas Gerais (7,9%) são os estados que mais ganham participação em faturamento.
  • A educação é o segmento que lidera em quantidade o cenário das startups, conforme dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups). O país já tem 748 startups de educação (Edtechs), sendo a maior concentração no estado de SP (271), seguida de MG (81). A China possui mais de 3 mil startups de educação e lidera o mercado global, que deve crescer 17% e faturar US$ 252 bilhões em 2020, de acordo com o estudo realizado pelo banco inglês Ibis Capital.
  • Um estudo do Twitter aponta o perfil e hábitos de consumo e interações da Geração Z brasileira (nascidos entre 1994 e 2009). Para 73% dos entrevistados, o celular é o dispositivo mais importante para acessar a internet. Conhecida como Geração Multi, assistem à TV e acessam simultaneamente a internet via celular para buscar informações sobre a programação a que estão assistindo, também acessam as redes sociais, jogam e trocam mensagens. Eles acompanham também eventos ao vivo e interagem bastante com as marcas.

Novos Desafios

  • Marcelo Horta assume a área de Marketing da Smartclip Brasil.
  • Tatiane Brandão é a nova Diretora de marketing da Polenghi.

Dados Impressionantes

  • Segundo o Gartner, 20% das companhias incluirão projetos de computação quântica no orçamento em 2023, atualmente apenas 1% das empresas destinam para esse fim. É possível ver os benefícios do uso desse tipo de computação na área da saúde. Estudos realizados por uma empresa americana especializada em bioquímica comprovaram que a computação quântica auxilia na descoberta de medicamentos para doenças como: esclerose múltipla, Alzheimer e Parkinson.
  • Segundo o relatório a Economia Móvel 2019, da empresa de análise GSMA, mais de 5 bilhões de pessoas usam algum tipo de aparelho celular. O equivalente a 67% da população mundial. A previsão é de se chegar a 5,8 bilhões em 2025. Quanto ao acesso à Internet, a expectativa é de se alcançar a marca de 5 bilhões de usuários em 2025. O estudo também sinaliza que a tecnologia 5G, lançada ano passado nos Estados Unidos e na Coreia do Sul, e brevemente em 16 novos países, deve gerar US$ 2,2 trilhões na economia global nos próximos 15 anos.
  • Um levantamento global realizado pela Hays Recruiting Experts Worldwide, líder mundial em recrutamento especializado, sinaliza que o número de empresas que oferecem posições no formato Home Office cresceu de 35% para 51% entre 2017 e 2018. No Brasil, uma pesquisa realizada pela a Convenia, HRTech com soluções voltadas para automatização do departamento pessoal, e a Ahgora, empresa de soluções em nuvem nas áreas de Gestão de Pessoas e Controle de Acesso, com 1.121 executivos das áreas de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos de pequenas e médias empresas, apontou que, para 36,5% dos entrevistados, existe uma politica de trabalho remoto e, desses,  58,8% gostariam de trabalhar no formato home office. Segundo o estudo, as maiores dificuldades encontradas no processo de implementação do trabalho remoto estão associados ao controle das horas trabalhadas (44,8%) e a manutenção da produtividade (40%).

Agenda

  • 28 a 31 de Outubro - São Paulo - SP
    Futurecom 2019
    Local: São Paulo Expo

Entrevista

Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.

Segue a entrevista de André Friedheim.

 

PME NEWS - Por que investir em uma franquia ao invés de abrir um negócio próprio?

André Friedheim – ABF – Associação Brasileira de Franchising

O franchising é, comprovadamente, um modelo de negócio com menor risco. A taxa de mortalidade do setor há anos está em torno de 5%, enquanto em um negócio isolado ela pode ser superior a 30%. Isso porque a franquia oferece acesso a um modelo de negócio, produto ou serviço já formatado e testado. Dá acesso também ao compartilhamento de recursos, estratégias e ações, tendo sempre a supervisão e treinamento da franqueadora. Operar com uma marca já reconhecida e com fornecedores credenciados também faz toda a diferente. Logo, é todo um ambiente mais preparado para empreender, ainda mais para quem está abrindo seu primeiro negócio.

 

PME NEWS - Quais são os setores que mais se destacam no mercado de franquias?

André Friedheim – ABF – Associação Brasileira de Franchising

Isso varia bastante de ano a ano, mas podemos ter dois olhares para esta questão: por segmento ou tipo de atividade. Em termos de segmentos, considerando o desempenho do setor em 2018, os que mais cresceram foram Entretenimento e Lazer (12, 7%), Hotelaria e Turismo (12,3%) e Serviços e Outros Negócios (8,7%). Considerando anos anteriores, os segmentos de Saúde, Beleza e Bem Estar também se destacaram. Alimentação, por ser o maior e mais tradicional, não apresenta grandes variações, mas é um dos mais sólidos. Em termos de atividade, franquias de serviços de forma geral vêm crescendo muito nos últimos anos, tanto por sua variedade de opções, como por seu profissionalismo.

 

PME NEWS - Qual o momento certo para uma empresa ser transformada em franqueadora?

André Friedheim – ABF – Associação Brasileira de Franchising

Ter a experiência operacional e de gestão necessárias são os fatores críticos, mas, independente do momento, o processo para se tornar uma rede deve ser observado. O primeiro passo é fazer um estudo de franqueabilidade, no qual se avalia quais aspectos do negócio podem ser replicados, o suporte que será oferecido aos franqueados, além de desenhar os aspectos financeiros e jurídicos. Em relação ao aspecto jurídico, desenhar o modelo de Circular de Oferta de Franquia (COF) e Contrato de Franquia são etapas muito sensíveis e que demandam o maior cuidado. Com isso pronto, ter uma unidade de teste é algo também desejável e importante para os ajustes finais.

 

PME NEWS - Quais características importantes que um franqueado deve ter para ingressar no sistema de franquia?

André Friedheim – ABF – Associação Brasileira de Franchising

A primeira, certamente, é ter um perfil empreendedor, ou seja, ter a consciência de cuidar do negócio como um todo, incluindo, principalmente, a entrega final ao consumidor. Infelizmente, temos muitos candidatos que chegam com a percepção de que irão trabalhar menos e que não precisam se envolver no dia a dia da operação. Mas, na realidade, gerir um negócio, especialmente no início, dá muito trabalho e demanda grande atenção do empreendedor. Ter conhecimentos de administração, finanças e gestão de pessoas ajuda muito, pois são fatores tratados no dia a dia que impactam diretamente o resultado do negócio. Por fim, o conhecimento no segmento em que se vai atuar é muito útil, mas pode ser compensado pela experiência da franqueadora ou contratação de consultores e funcionários.

 

PME NEWS - Quais os principais fatores que comprometem e que contribuem ao sucesso do mercado de franquias?

André Friedheim – ABF – Associação Brasileira de Franchising

Creio que o principal fator que contribui com o desenvolvimento do setor de franquias é sua característica colaborativa. Neste sistema, temos dois empresários com competências complementares que se unem para o sucesso de um determinado negócio. Esse formato dirime riscos e soma experiências e recursos de forma harmoniosa e equilibrada. Não por acaso, nesta crise econômica que vivemos, as franquias demonstraram grande resiliência e capacidade de adaptação, mantendo seu crescimento em faturamento e unidades. Em relação aos fatores que comprometem, posso citar o cenário macroeconômico desfavorável, a excessiva burocracia, o sistema tributário complexo e a dificuldade de acesso a crédito.

 

PME NEWS - Quais as vantagens e que dicas você dá aos pequenos empreendedores que querem abrir uma microfranquia?

André Friedheim – ABF – Associação Brasileira de Franchising

A ABF define microfranquias como aqueles modelos de negócio cujo investimento inicial é de até R$ 90 mil. Este nicho vem crescendo nos últimos anos ao possibilitar o ingresso de novos perfis de investidor e em novos mercados. A vantagem maior está, justamente, no acesso mais fácil, mas, de forma geral, as microfranquias costumam apresentar uma operação mais simples e menor necessidade de gestão de pessoas e estoques. Como dica, ressalto que não é porque uma franquia tem um custo mais baixo que a avaliação do negócio deve ser mais simples. O candidato deve avaliar a marca de interesse com o mesmo rigor de uma outra de maior investimento, considerando, inclusive, se a marca terá condições de prestar de fato o auxílio que está sendo prometido.

 

PME NEWS - Quais são as expectativas do setor de franquias para 2020?

André Friedheim – ABF – Associação Brasileira de Franchising

Nossa expectativa é que o setor acelere seu crescimento, principalmente alavancado pela melhora do cenário macroeconômico provocado pelas reformas da previdência e tributária. Com isso, esperamos apresentar uma expansão de faturamento mais próxima de 10%. Além disso, o setor tem feito importantes movimentos na área de inovação e internacionalização, que esperamos que se intensifiquem ainda mais.

Pense Nisso

“O sistema de franquias tem dois empresários com competências complementares que se unem para o sucesso de um determinado negócio”.

André Friedheim

 

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