Karla Figueiredo Puc-Rio e UERJ

Entrevista concedida pela Professora da Puc-Rio e UERJ, Karla Figueiredo, ao PME NEWS, na edição de Agosto de 2018 - Tema: " Inteligência Artificial, uma nova ERA".

 

PME NEWS - O que é Inteligência Artificial?

Karla Figueiredo

A Inteligência Artificial (IA) é uma área da pesquisa da Ciência da Computação que, mais recentemente, teve seu uso intensificado na solução de problemas em empresas públicas e privadas.  A IA deu seus primeiros passos após a segunda guerra mundial com Alan Turing, entre outros, como o pesquisador John McCarthy, que foi quem cunhou o nome da área.

A Inteligência Artificial está relacionada ao desenvolvimento de métodos e modelos que são inspirados na biologia e no comportamento inteligente do ser humano, tais como sua capacidade de associar, inferir, generalizar, adaptar, raciocinar e, principalmente, aprender.

 

PME NEWS - Em que áreas a Inteligência Artificial está presente?

Karla Figueiredo

Ela pode estar presente em praticamente todas as áreas: Arte, Astronomia, em todos os ramos da Engenharia, Direito, Música, Medicina, Economia, Administração, Finanças, dentre outras.

 

PME NEWS - Quais os benefícios do uso da IA para os negócios?

Karla Figueiredo

Muitos podem ser os benefícios ao se aplicar IA nas empresas e nos negócios. Há inúmeros exemplos:  otimizar recursos, tarefas ou produtos, previsão e inferência de valores de qualquer natureza, diagnóstico de problemas elétricos, mecânicos, cardíacos, neurológicos,  agrícolas, etc.

 

PME NEWS - A Inteligência Artificial é acessível aos Pequenos Negócios?

Karla Figueiredo

A Inteligência Artificial cabe em qualquer negócio. Recentemente foi sancionada a Lei 13.674/18: "que autoriza empresas de tecnologia da informação e comunicação a receberem isenções tributárias caso invistam em atividade de pesquisa, desenvolvimento e inovação". Isso deverá gerar novas oportunidades.

 

PME NEWS - Quais os principais riscos e temores na utilização da Inteligência Artificial?

Karla Figueiredo

Normalmente, a ficção científica explora diversas situações em que a IA e a robótica (que estão andando cada vez mais juntas) causam prejuízos ou malefícios às pessoas ou ao planeta. No entanto, muitas invenções que o homem já criou antes podem ser mal aplicadas. Assim, não vejo o problema na IA e sim no seu mau uso. Do ponto de vista da empregabilidade, a IA deverá auxiliar os profissionais na tomada de decisão em todas as áreas. Os profissionais que já estão no mercado devem atualizar-se para usar os recursos e funcionalidades oferecidas pelos sistemas, aplicativos e pela automatização inteligente.

A Inteligência Artificial proporciona um maior apoio de sistemas que nos ajudam em muitas atividades que antes dependiam apenas do conhecimento e da memória humana. Os recursos da robótica já estão sendo utilizados em condições de trabalho perigosas, insalubres ou mesmo desagradáveis. Nesse caso, o objetivo é a intensificação de seu uso a partir da associação da inteligência a esses dispositivos.

 

PME NEWS - Como a Inteligência Artificial pode ser aplicada na sala de aula? Já há formação acadêmica especifica em Inteligência Artificial?

Karla Figueiredo

Diversas instituições no mundo fazem uso de IA em sala de aula, inclusive na graduação.

Como professora da PUC-Rio e UERJ, ministro disciplinas nessa área, e os alunos têm mostrado interesse crescente. Já há disciplinas obrigatórias e eletivas inseridas nos currículos de graduação. O grupo de pesquisa (LIRA) ao qual pertenço na PUC-Rio desenvolve pesquisa e solução de problemas para diversas empresas utilizando IA. Em todos os projetos inserimos alunos de graduação e pós-graduação como mão de obra efetiva.

 

PME NEWS - Qual será o perfil do profissional do futuro?

Karla Figueiredo

O profissional da área de IA já está sendo demandado pelo mercado. Ele deverá ter bons conhecimentos de Probabilidade e Estatística, Data Mining e Machine Learning.

 

veja também