Postado por: Sidney Cohen

Negócio sem tecnologia, não é negócio.

De coadjuvante à estrategista. O novo perfil da tecnologia corporativa.


Sidney Cohen
Palestrante.
CEO da Bit Partner Consultoria Empresarial.
CEO do PME NEWS.

Considerada importante no apoio da gestão administrativa, financeira e operacional, a tecnologia assume  o papel estratégico nos negócios das empresas. E participa efetivamente na inovação de produtos e serviços para atender por completo a necessidade do cliente e para isso estuda minuciosamente seus hábitos e reverte em resultados expressivos.

Um bom exemplo que a tecnologia e negócio andam em sintonia pode ser observado pelos perfis dos profissionais de TI (Tecnologia da Informação). Gestão em TI, Big Data e Segurança digital, são áreas da tecnologia que possuem alguns dos profissionais mais valorizados do mercado, por estarem envolvidos com o negócio das empresas, como os exemplos a seguir.

CIO (Chief Information Officer), Diretor de TI, tem como grande desafio hoje, atender seus clientes internos, principalmente os da área de negócios da empresa para otimizar seus processos e apoiá-los na inovação.  

Cientista de Dados – O Big Data é uma grande base de dados estruturados (convencionais) e não estruturados (tweets, emails, post das redes sociais, vídeos, dentre outros) a disposição das empresas para entender melhor o perfil e hábitos dos clientes, fornecedores, concorrentes, gerando com isso uma análise mais assertiva e o cientista de dados tem papel fundamental nesse processo.

Profissional em segurança digital – A informação é o bem mais valioso de uma empresa. Segundo estudo realizado pela CompTIA, especializada em certificação na área de segurança digital, 43% das empresas planejaram aumentar o orçamento com proteção digital em 2017. Com a possibilidade maior de ataques e aumento de investimento no setor, o analista de segurança digital está valorizado, não apenas pela sua especialização, mas por promover mais segurança ao negócio da empresa e por isso deve ampliar o radar de proteção e consequentemente conhecer bem o negócio, inclusive com soluções de segurança proativas para cada área de negócio da empresa.

Pense Nisso: “Eu acho que produtos excelentes vêm de mesclar dois pontos de vista: o ponto de vista da tecnologia e o ponto de vista dos clientes. Você precisa dos dois” – Steve Jobs


TAGS : artigo , tecnologia , negocio , sidney cohen , big data , seguranca , estrategia