REALIZAÇÃO:Bit Partner | DIREÇÃO:Sidney Cohen

Empreendedorismo Feminino

Luiza Trajano - Magazine Luiza

A participação feminina no mercado de trabalho cresceu 93% em dez anos, segundo estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e aponta que as mulheres empreendedoras representam 52,2% do mercado, com destaque para a Bahia que concentra mais de 540 mil mulheres empreendedoras, nas categorias Microempreendedoras Individuais (MEI) e Empresa de Pequeno Porte (EPP).

Em outro estudo, apresentado pela Serasa Experian, aponta que o Brasil tem aproximadamente 5,7 milhões de mulheres empreendedoras, que representam 8% da população feminina do país. Do total de empresas ativas do país, 30% têm mulheres como sócias.

Mas a que se deve ao “boom” do empreendedorismo feminino no Brasil?

Para responder essa e demais perguntas, entrevistamos a grande empreendedora do país, Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, com dicas valiosas, não apenas às empreendedoras, mais a todos os empresários.Leia a entrevista no final dessa edição ou clique aqui.

Bastidores

  • O mercado de Leilões on-line de mobiliário de empresas cresce com a desaceleração da economia e Pequenas e Médias Empresas representam a metade das transações.
  • Segundo pesquisa realizada pela Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais (Ancev), o número de escritórios deste modelo de atividade cresce a uma taxa de 30% ao ano.
  • De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os produtos criados a partir da nanotecnologia, que é a pesquisa e manipulação de moléculas e átomos para se criar novos materiais, ganham espaço nas micro e pequenas  empresas e possuem cerca de 100 empreendimentos, sendo 25% de Santa Catarina.
  • Com a entrada de pequenas e médias torrefadoras e varejistas, a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) prevê um crescimento de 166,3% até 2019, para o mercado de café em cápsula, podendo alcançar R$ 1,39 bilhões em vendas.

Novos Desafios

  • Renato Baptista é o novo gerente de TI do Grupo L2R.
  • Jainne Santana ingressa nas Lojas Marisa como Analista de Recursos Humanos.

Dados Impre$$ionante$

  • Do total de empreendedoras do Brasil, 73% são sócias de micro ou pequenas empresas. Para Micro Empreendedores Individuais (MEI), elas são maioria absoluta, com 98,5%. Já  para as grandes empresas, representam apenas 0,2%.
  • Pelo 5º ANO consecutivo, o Brasil segue em ÚLTIMO colocado no ranking do Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade (IRBES). Indicador que mensura os serviços públicos de qualidade à população em relação ao que o contribuinte paga em impostos.
  • Quatro Bilhões de pessoas no mundo ainda não têm acesso à internet.
  • O Mercado da Internet das Coisas (tecnologia que conecta os itens usados no dia a dia à internet) movimentará 1,7 trilhões de dólares até 2020.

Agenda

  • 20 a 23 de Julho de 2015 – São Paulo – SP.
    Eletrolar Show – Feira da indústria e o varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
    Informações: http://eletrolarshow.com.br/
  • 24 a 27 de agosto de 2015 – São Paulo - SP
    LATAM RETAIL SHOW – O mais completo evento de Varejo da América Latina.
    http://www.latamretailshow.com.br

Entrevista

Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.

Segue abaixo a entrevista de Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza

 

PME NEWS – Que fatores contribuem para o crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil?

Luiza Helena Trajano – Presidente do Magazine Luiza

O reconhecimento do trabalho, a dedicação da mulher e o seu papel de extrema importância, que agrega valor e vem sendo cada vez mais respeitado. As novas premissas da administração tornaram o jeito feminino de gestão, que possui algumas características próprias como intuição, capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo e uma atenção especial às pessoas, muito valorizado pelas empresas. A participação das mulheres em cargos de direção de empresas está crescendo realmente, mas ainda temos de evoluir muito.

 

PME NEWS – Quais as maiores dificuldades encontradas pelas Mulheres Empreendedoras?

Luiza Helena Trajano – Presidente do Magazine Luiza

Ter velocidade, qualidade e rentabilidade é fundamental para a empreendedora. Além desses fatores, existem outros que também devem ficar em nosso radar, como cuidar do fluxo de caixa, perceber o momento da empresa e mudá-la de ciclo para que ela não envelheça, ter foco no cliente, atendendo às suas necessidades, e cumprir o que se promete para ter credibilidade.

 

PME NEWS – Qual o momento certo para empreender?

Luiza Helena Trajano – Presidente do Magazine Luiza

O melhor momento é o agora, desde que se tenha preparo e conhecimento sobre o que se quer fazer e no que se quer atuar.

 

PME NEWS – Como se destacar da concorrência em um ambiente competitivo como o varejo?

Luiza Helena Trajano – Presidente do Magazine Luiza

No varejo, características como pioneirismo, inovação, velocidade no fazer acontecer e foco no cliente são primordiais, além de produtos com qualidade e bom preço. O Magazine Luiza cresceu com base em projetos inovadores para o varejo, e é assim que tem de ser. Nós continuamos sempre atentos às boas oportunidades.

 

PME NEWS - Que dica que a senhora dá aos gestores de empresa familiar?

Luiza Helena Trajano – Presidente do Magazine Luiza

A empresa familiar tem de ser profissional. Venho de uma família pequena. Eu entrei de baixo, não entrei como a herdeira. A empresa familiar não pode ser cabide de empregos de filhos de sócios. Ser dono é diferente de ser executivo.

 

PME NEWS – E quais são as dicas para as pequenas empresárias empreendedoras?

Luiza Helena Trajano – Presidente do Magazine Luiza

Há algumas características que, geralmente, são mais marcantes nos empreendedores que estão obtendo sucesso atualmente. Hoje, além de ter conhecimento, é preciso fazer acontecer, independentemente do cenário, opiniões ou estatísticas. É necessário ousar, fazer diferente e saber tirar o melhor das pessoas.

Pense Nisso

“Hoje, além de ter conhecimento, é preciso fazer acontecer, independentemente do cenário, opiniões ou estatísticas. É necessário ousar, fazer diferente e saber tirar o melhor das pessoas”.

Luiza Helena Trajano

 

Seja bem-vindo. Cadastre-se ou faça o login para ter acesso a todas edições.

Assinante, faça seu login abaixo: