REALIZAÇÃO:Bit Partner | DIREÇÃO:Sidney Cohen

Empreendedorismo Feminino

Luiza Trajano - Magazine Luiza

A participação feminina no mercado de trabalho cresceu 93% em dez anos, segundo estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e aponta que as mulheres empreendedoras representam 52,2% do mercado, com destaque para a Bahia que concentra mais de 540 mil mulheres empreendedoras, nas categorias Microempreendedoras Individuais (MEI) e Empresa de Pequeno Porte (EPP).

Em outro estudo, apresentado pela Serasa Experian, aponta que o Brasil tem aproximadamente 5,7 milhões de mulheres empreendedoras, que representam 8% da população feminina do país. Do total de empresas ativas do país, 30% têm mulheres como sócias.

Mas a que se deve ao “boom” do empreendedorismo feminino no Brasil?

Para responder essa e demais perguntas, entrevistamos a grande empreendedora do país, Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, com dicas valiosas, não apenas às empreendedoras, mais a todos os empresários.

Bastidores

  • O mercado de Leilões on-line de mobiliário de empresas cresce com a desaceleração da economia e Pequenas e Médias Empresas representam a metade das transações.
  • Segundo pesquisa realizada pela Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais (Ancev), o número de escritórios deste modelo de atividade cresce a uma taxa de 30% ao ano.
  • De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os produtos criados a partir da nanotecnologia, que é a pesquisa e manipulação de moléculas e átomos para se criar novos materiais, ganham espaço nas micro e pequenas  empresas e possuem cerca de 100 empreendimentos, sendo 25% de Santa Catarina.
  • Com a entrada de pequenas e médias torrefadoras e varejistas, a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) prevê um crescimento de 166,3% até 2019, para o mercado de café em cápsula, podendo alcançar R$ 1,39 bilhões em vendas.

Novos Desafios

  • Renato Baptista é o novo gerente de TI do Grupo L2R.
  • Jainne Santana ingressa nas Lojas Marisa como Analista de Recursos Humanos.

Dados Impre$$ionante$

  • Do total de empreendedoras do Brasil, 73% são sócias de micro ou pequenas empresas. Para Micro Empreendedores Individuais (MEI), elas são maioria absoluta, com 98,5%. Já  para as grandes empresas, representam apenas 0,2%.
  • Pelo 5º ANO consecutivo, o Brasil segue em ÚLTIMO colocado no ranking do Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade (IRBES). Indicador que mensura os serviços públicos de qualidade à população em relação ao que o contribuinte paga em impostos.
  • Quatro Bilhões de pessoas no mundo ainda não têm acesso à internet.
  • O Mercado da Internet das Coisas (tecnologia que conecta os itens usados no dia a dia à internet) movimentará 1,7 trilhões de dólares até 2020.

Agenda

  • 20 a 23 de Julho de 2015 – São Paulo – SP.
    Eletrolar Show – Feira da indústria e o varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
    Informações: http://eletrolarshow.com.br/
  • 24 a 27 de agosto de 2015 – São Paulo - SP
    LATAM RETAIL SHOW – O mais completo evento de Varejo da América Latina.
    http://www.latamretailshow.com.br

Entrevista

Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.

Segue abaixo a entrevista de Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza

 

PME NEWS – Que fatores contribuem para o crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil?

Luiza Helena Trajano – Presidente do Magazine Luiza

O reconhecimento do trabalho, a dedicação da mulher e o seu papel de extrema importância, que agrega valor e vem sendo cada vez mais respeitado. As novas premissas da administração tornaram o jeito feminino de gestão, que possui algumas características próprias como intuição, capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo e uma atenção especial às pessoas, muito valorizado pelas empresas. A participação das mulheres em cargos de direção de empresas está crescendo realmente, mas ainda temos de evoluir muito.

 

PME NEWS – Quais as maiores dificuldades encontradas pelas Mulheres Empreendedoras?

Luiza Helena Trajano – Presidente do Magazine Luiza

Ter velocidade, qualidade e rentabilidade é fundamental para a empreendedora. Além desses fatores, existem outros que também devem ficar em nosso radar, como cuidar do fluxo de caixa, perceber o momento da empresa e mudá-la de ciclo para que ela não envelheça, ter foco no cliente, atendendo às suas necessidades, e cumprir o que se promete para ter credibilidade.

 

PME NEWS – Qual o momento certo para empreender?

Luiza Helena Trajano – Presidente do Magazine Luiza

O melhor momento é o agora, desde que se tenha preparo e conhecimento sobre o que se quer fazer e no que se quer atuar.

 

PME NEWS – Como se destacar da concorrência em um ambiente competitivo como o varejo?

Luiza Helena Trajano – Presidente do Magazine Luiza

No varejo, características como pioneirismo, inovação, velocidade no fazer acontecer e foco no cliente são primordiais, além de produtos com qualidade e bom preço. O Magazine Luiza cresceu com base em projetos inovadores para o varejo, e é assim que tem de ser. Nós continuamos sempre atentos às boas oportunidades.

 

PME NEWS – Que dicas você daria para as pequenas empresárias empreendedoras?

Luiza Helena Trajano – Presidente do Magazine Luiza

Não gosto de dar conselhos porque não existe uma receita pronta, porém há algumas características que, geralmente, são mais marcantes nos empreendedores que estão obtendo sucesso atualmente. Hoje, além de ter conhecimento, é preciso fazer acontecer, independentemente do cenário, opiniões ou estatísticas. É necessário ousar, fazer diferente e saber tirar o melhor das pessoas.

Pense Nisso

“Hoje, além de ter conhecimento, é preciso fazer acontecer, independentemente do cenário, opiniões ou estatísticas. É necessário ousar, fazer diferente e saber tirar o melhor das pessoas”.

Luiza Helena Trajano

 

Seja bem-vindo. Cadastre-se ou faça o login para ter acesso a todas edições.

Assinante, faça seu login abaixo: