Todas Edições

O PORTAL DA MICRO, PEQUENA E MÉDIA EMPRESA.

REALIZAÇÃO: Bit Partner | DIREÇÃO: Sidney Cohen

Benchmarking

O Benchmarking é uma técnica aplicada no modelo de gestão das empresas, através de pesquisas realizadas ao mercado, para comparar estratégias aplicadas por outras empresas, inclusive concorrentes, que obtiveram altos níveis de desempenho, contribuindo, assim, para melhorar os processos praticados.

Quando uma empresa é reconhecida como referência no mercado, passa a ser rotulada como BENCHMARK.

Respeitado internacionalmente, o executivo brasileiro Jaime Szulc já atuou como CEO, Vice-Presidente e Presidente de empresas multinacionais, tais como: IMC, Goodyear, Levi´s, Kodak, dentre outras. Um exemplo digno de BENCHMARK é o entrevistado desse mês e nos presenteia com sua rica experiência por onde passou e cita alguns casos de benchmarking que poderão ser adaptadas, inclusive ao cenário PME. Confira!

Bastidores

  • Segundo levantamento realizado pela IDC Brasil, a computação em nuvem deixará de ser tendência e se tornará o padrão para os negócios na internet. O estudo aponta que as empresas brasileiras movimentarão 890 milhões de dólares em 2017, o que representa um crescimento de 20% em relação a 2016. A crise econômica tem papel importante nesse resultado, principalmente nas pequenas e médias empresas, que optaram pelo acesso à nuvem, como alternativa na redução dos custos operacionais.
  • Os Geeks tem faixa etária entre 18 e 35 anos (maioria homens). São fãs de tecnologia, jogos eletrônicos e de tabuleiro, histórias em quadrinhos, livros, filmes e séries. O mercado Geek movimentou ano passado R$ 17,85 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral) e deve superar R$ 18 bilhões esse ano.

Novos Desafios

  • Vitor Paro ingressa na Sold Leilões como analista comercial.
  • Marco Carvalho é o novo diretor de TI da Gaia Thechnology.

Dados Impressionantes

  • Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Embalagens, ABRE, o consumidor é fortemente influenciado no momento da compra pela embalagem. Ela é o “vendedor silencioso” de um produto que concorre num supermercado, em média, com outros 30 mil itens. A embalagem movimenta mais de US$ 500 bilhões, representando, dentre 1% e 2,5% do PIB de cada país. No Brasil, movimenta atualmente, R$ 47 bilhões e gera mais de 200 mil postos de emprego diretos e formais.
  • De acordo com pesquisa do Sebrae/SP, o país possui cerca de 416 mil minimercados. Eles representam 35% das vendas do setor supermercadista. Só no Estado de São Paulo, somam 53.582 micro e pequenas empresas nesse segmento. Segundo o estudo, as famílias diminuíram o volume de compras e aumentaram o número de idas ao mercado, dando preferência aos minimercados dos seus próprios bairros.
  • Segundo balanço realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil produziu 346,8 mil toneladas de amendoins entre 2014/2015, volume 10% maior que o período anterior, que foi de 315,8 mil toneladas. As exportações também cresceram 75%, de 9,5 mil toneladas para 16,7 mil toneladas, entre 2015 e 2016. Já as importações tiveram retração de 39%, nesse período, caindo de 146 toneladas para 89 toneladas. O Brasil é o 5º país que mais lança produtos com amendoim no mundo, sendo superado apenas pelos Estados Unidos, China, Canadá e Índia.

Agenda

  • 17 a 20 de Julho – São Paulo – SP
    Eletrolar Show 017 – Feira de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos
    São Paulo Expo
  • 25 a 28 de Julho – São Paulo – SP
    FIPAN 2017 – 24ª Feira Internacional de Panificação, Confeitaria E do Varejo Independente de Alimentos
    Expo Center Norte
  • 28 a 30 de Julho – Florianópolis – SC
    2ª Empreende Franquias
    Centro de Convenções de Florianópolis

Entrevista

Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.

Segue abaixo a entrevista de Jaime Szulc.

PME NEWS – Qual a importância do Benchmarking na gestão estratégica de uma empresa?

Jaime Szulc

O benchmarking é uma das ferramentas mais críticas de gestão para se conseguir melhorias incrementais no negócio. Prefiro pensar no benchmarking como uma maneira de trazer o que há de melhor no mundo dos negócios para dentro da minha companhia. 

PME NEWS – A inovação é o pré-requisito para se fazer o Benchmarking? 

Jaime Szulc

Não é pré-requisito pra se fazer o benchmarking, mas sim para implantar o que o benchmark diz que devemos fazer. Somente com uma mentalidade de Inovação conseguimos fazer com que as pessoas sintam-se parte do processo e que aceitem de bom grado o que está por vir. 

PME NEWS – Cite alguns exemplos de projetos de sucesso que você implantou e tornaram-se benchmark para o mercado?

Jaime Szulc

Posso citar o projeto do vídeo viral “guys walk” e a maneira como implementamos o conceito de venda de jeans femininos com o lançamento de “curve Id” na Levi’s. Com o vídeo viral conseguimos 10x mais engajamentos do que com a mídia tradicional e com o plano de lançamento no varejo conseguimos uma maneira de adequar às lojas para que as mulheres se sentissem confortáveis para comprar (havia hora marcada, atendentes com fita métrica para medir as consumidoras e sofás confortáveis para os namorados). Mas também posso citar a revitalização das marcas Viena e Brunella (ambas mudanças feitas em restaurantes de SP quando cuidava da International Meal Company) que trouxeram vendas duas ou três vezes maiores que antes só pela forma que mudamos as lojas. 

Mas, na verdade, para estar sempre à frente nos negócios, há de se estar sempre à frente nas inovações…

PME NEWS – Quais as vantagens e desvantagens de se aplicar o benchmarking?

Jaime Szulc

A vantagem é que quando bem aplicado o benchmarking traz a empresa rapidamente para um estado de “best in class” e com isso aparecem melhores vendas e lucros. A desvantagem é que o benchmarking somente leva você ao melhor do que já existe. Apoiar-se somente no benchmarking faz com que você pense que já chegou onde devia chegar o que é um erro e impede o “breakthrough” e/ou o pensamento disruptivo.

PME NEWS – Qual o grande desafio de se fazer o benchmarking?

Jaime Szulc

Como quase tudo na empresa, o maior desafio são as pessoas e a resistência à mudança que todos nós temos. 

PME NEWS – Como o Benchmaking pode ser aplicado nas pequenas empresas?

Jaime Szulc

Da mesma maneira que nas grandes. Observe, pesquise e encontre maneiras de adaptar para dentro do ambiente da sua própria empresa o que há de melhor lá fora.

Pense Nisso

“Observe, pesquise e encontre maneiras de adaptar para dentro do ambiente da sua própria empresa o que há de melhor lá fora”.

Jaime Szulc

Receba o PME NEWS

Ao enviar o e-mail, você declara estar de acordo com as Políticas de Privacidade e de Cookies publicadas no site.



    PATROCINADOR

    Ao clicar em “Aceitar cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e nos ajudar na melhoria da qualidade dos nossos serviços Leia nossa política de privacidade e política de cookies