Thiago Compan Empreendedor a Todo Vapor

Entrevista concedida pelo idealizador do canal de entrevistas "Empreendedor a todo Vapor", Thiago Compan, ao PME NEWS - Tema: "Marketing de Conteúdo"

PME NEWS - Qual a diferença entre o Marketing de Conteúdo e o Marketing    Tradicional?

Thiago Compan

Por uma definição objetiva, o Marketing de Conteúdo preza pela informação, educação sobre os produtos e serviços, e em diminuir todas as dúvidas (e objeções), criando maior credibilidade frente ao público-alvo para, então, vender. Já o Marketing Tradicional foca na propaganda que, diversas vezes, apenas mostra que o produto/serviço é o melhor, sem passar conteúdo e sem demonstrar interesse pelo público-alvo.

PME NEWS - Por que o Marketing de Conteúdo tornou-se estratégico?

Thiago Compan

O Marketing de conteúdo existe há muito tempo, mas só agora teve a sua explosão. Mostrar como o cliente pode usar sua solução, alertá-lo sobre possíveis dores e problemas e como ele pode evitar isso tudo é um grande diferencial. Um grande exemplo são aqueles canais que mostram diversas receitas de comida feitas em eletrodomésticos da marca X. É uma forma não invasiva de vender o produto.

PME NEWS – Quais ferramentas e canais são usados para ajudar na estratégia de  Marketing de Conteúdo?

Thiago Compan

As empresas estão usando muito as Redes Sociais como canal de Marketing de Conteúdo. Os vídeos que tinham um foco maior no Youtube estão migrando para o Facebook. O uso de “Web Celebridades” também está sendo uma vantagem competitiva das empresas, pois mescla o conteúdo com o produto/serviço, focado no público-alvo que a empresa quer atingir.

Outros canais, como Blogs empresariais, estão aumentando bastante e usando o conteúdo escrito, os infográficos e até e-books gratuitos para segmentar o público-alvo que é o foco da empresa.

PME NEWS - O Marketing de Conteúdo pode ser aplicado nas Pequenas Empresas?

Thiago Compan

Com certeza! A Pequena Empresa pode aproveitar-se agora desse recurso mostrando “10 formas de usar o produto Y” que ela vende, ou até “6 diferenciais do serviço Z para profissionais X”. Tudo parte de um planejamento anual de conteúdo voltado a educar continuamente o cliente e acompanhar a evolução da vontade de compra com um funil de vendas bem feito e, após a primeira venda, continuar a nutrir essa pessoa de informações cruciais para que ela se torne um evangelizador de sua empresa.

PME NEWS - Como converter o conteúdo em estratégia comercial?

Thiago Compan

É fácil converter: preste a atenção no seu marketing atual, como o atendimento e os vendedores passam a informação para os clientes. Busque todas as objeções e dúvidas desses clientes e transforme em vídeos, infográficos, textos para blog, e-book e livros. Forneça todo conteúdo para fazer do seu cliente um eterno apaixonado pela sua empresa.

Com a ampla gama de informações na internet, como filtrar e elaborar a estratégia para alcançar o público-alvo?

Thiago Compan

Primeiramente, deve-se conhecer seu público-alvo a fundo; depois, saiba todos os problemas que ele tem e como você pode solucionar com o seu produto/serviço; saiba onde seus prospects estão e vá para essas mídias com conteúdo educacional e que seja facilmente viralizado; depois de conseguir a atenção dele, dê mais conteúdo de qualidade! O conteúdo é Rei e, quanto mais você der, mais receberá em troca. Use e abuse de ferramentas como Google Keyword (ferramenta para saber quais palavras-chave são mais buscadas) e siga alguns sites como KISSmetrics e QuickSprout que ajudarão mais ainda no “empacotamento” do conteúdo.

 

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