Ruy Shiozawa Great Place to Work

Foto: Divulgação Great Place to Work

Entrevista concedida pelo presidente no Brasil do Great Place to Work (GPTW), Ruy Shiozawa, ao PME NEWS - Tema: "Clima Organizacional".

PME NEWS - Como identificar uma boa empresa para se trabalhar?

Ruy Shiozawa

Através de uma pesquisa de clima organizacional. Com ela podemos medir a percepção dos funcionários com relação às suas carreiras, seus gestores, seus colegas de trabalho e sobre a organização como um todo. Só assim podemos afirmar quais as empresas se destacam como excelentes ambientes de trabalho.

PME NEWS - Quais os principais fatores que comprometem o bom ambiente de trabalho nas pequenas empresas?

Ruy Shiozawa

As pesquisas do GPTW mostram que não há restrições para adotar-se uma política de clima; em todos esses anos, destacamos empresas de diferentes tamanhos, setores e localidades. As vantagens de adotar-se uma gestão que valoriza as pessoas são encontradas em empresas de diferentes características.

Quando as empresas investem na geração de ambientes caracterizados por relações de alta confiança, incentivam o comprometimento e o engajamento dos funcionários com a missão e com as metas da organização. Além de proporcionarem um excelente clima organizacional, conseguem resultados melhores nos negócios.

PME NEWS - O senhor poderia citar exemplos de campanhas motivacionais, não remuneradas, que contribuem significativamente para se obter um bom clima organizacional?

Ruy Shiozawa

Práticas de inspiração e celebração são bons exemplos de como motivar os funcionários. Umas das ações que inspiram muito são as que envolvem os colaboradores em questões importantes para a organização.

Cito dois exemplos de campanhas adotadas por empresas premiadas pela GPTW.

O envolvimento dos funcionários em questões essenciais para a empresa

Neste caso, um grupo de trabalho foi formado para discutir como o modelo de gestão poderia ser melhorado. A partir desta discussão, que envolveu pessoas de várias áreas, uma nova organização de equipes foi planejada e executada. Além disso, o próprio espaço físico da empresa foi planejado pensando na integração e na convivência próxima entre as pessoas; sem divisões hierárquicas, todos trabalhando juntos.

Celebrar os resultados positivos alcançados nos negócios

Essa é uma ótima maneira de motivar as pessoas. Uma empresa recém-vencedora lança anualmente uma campanha diferenciada para atingir um faturamento acima do planejado e, ao mesmo tempo, proporciona experiências inesquecíveis aos seus colaboradores. Em uma campanha recente, a meta foi cumprida e todos (da copeira ao diretor) foram premiados com viagem à Disney.  

PME NEWS - Quais parâmetros usados pela GPTW têm maior peso na avaliação das empresas?

Ruy Shiozawa

A pesquisa com os funcionários; ela representa 67% da nota final – 56% na pesquisa quantitativa e 11% na qualitativa. As práticas de gestão de pessoas das empresas são avaliadas pela equipe GPTW, representando 33% da nota final.

Ou seja, as Melhores Empresas para Trabalhar são reconhecidas e destacadas principalmente pela opinião de seus próprios funcionários.

PME NEWS - Por que ainda há uma resistência por grande parte dos pequenos empresários em implantar uma política de clima organizacional?

Ruy Shiozawa

O que costumamos ouvir de pequenos empresários mais céticos com relação à nossa metodologia é que o tipo de avaliação adotada por nós é favorável em empresas grandes, pela capacidade financeira que elas têm para propiciar mais benefícios. No entanto, as pesquisas do GPTW mostram o contrário. Além de não depender de grandes investimentos financeiros, os funcionários demonstram valorizar mais outros aspectos, como as oportunidades de crescimento e a qualidade de vida. Por isso, muitas empresas de porte menor têm conseguido fazer trabalhos excepcionais em gestão de clima.

Fazemos questão de dar um destaque especial para essas empresas, exatamente para servirem de exemplo para as milhares de pequenas empresas do nosso país. São essas pequenas organizações que detêm a grande maioria dos empregos no Brasil e, por isso, toda ação voltada para elas é de suma importância.

veja também