Mario Sergio Cortella MS CORTELLA Consultoria

Foto: Nana Higa

Entrevista concedida pelo filósofo, Mestre e Doutor em Educação, Professor universitário, Mario Sergio Cortella ao PME NEWS - Tema: "Mercado de Trabalho".

PME NEWS - Como a Governança, o Compliance e a Ética contribuem para um ambiente corporativo saudável e rentável?

Mario Sergio Cortella

Todo ambiente que propugna e exige normas decentes de conduta interna e externa gera maior perenidade no negócio; afinal, a defesa do malévolo “fazemos qualquer negócio” pode ser garantidora de sucesso momentâneo,  mas apodrece as estruturas de manutenção da saudabilidade negocial e convivencial.

PME NEWS - O pequeno empresário nesse cenário de crise deve ter esperança do verbo “esperançar” ou do verbo “esperar”?

Mario Sergio Cortella

Sempre do verbo “esperançar”, isto é, da energia do ir atrás, do buscar, em vez de ficar aguardando, esperando, apenas dizendo “que horror; alguém tem de fazer alguma coisa!”. Como bem advertiu Shakespeare em Henrique IV, “ou afunda ou nada”...

PME NEWS - Como é possível construir uma carreira profissional em um país de incertezas como o Brasil?

Mario Sergio Cortella

Seguindo os três grandes conselhos de Beda, o Venerável: ensinar o que sabe, praticar o que ensina e perguntar o que ignora; ou seja: generosidade mental, coerência ética e humildade intelectual. Incertezas não são fatalidades e afetam muito mais que se encontrar despreparado para transformar momentos graves em momentos grávidos.

PME NEWS - Qual a principal causa da atual desmotivação nas empresas?

Mario Sergio Cortella

Quase sempre é uma liderança que não partilha alegrias e agonias, que não deixa clara a rota a ser seguida e o horizonte a ser perseguido; a desmotivação resulta da diminuição do estímulo e do reconhecimento individual e coletivo.

PME NEWS - A liderança é um dom ou precisa ser desenvolvida?

Mario Sergio Cortella

Liderar conta com algumas características inatas, ou seja, potencialidades que nascem com a pessoa, mas que, se não forem desenvolvidas, ficam apenas como possibilidades sem realização; contudo, a liderança é uma atitude a desenvolver a partir daquilo que a pessoa carrega como ponto de partida, de modo a ter uma competência concreta no ponto de chegada. Se liderar fosse fruto completo de um dom, não haveria razão em escrever ou ler sobre isso, seja para quem já é, seja para quem quer sê-lo.

PME NEWS - Quais as características de um líder?

Mario Sergio Cortella

Mente aberta, espírito de time, desejo de inovação, alegria de realização e perícia em empreender futuro.

PME NEWS - Qual orientação o senhor daria aos profissionais seniores e da nova geração para lidar com a alta competitividade do mercado de trabalho?

Mario Sergio Cortella

Em mundo de constante mudança, a questão central não é estar sempre mudando, mas, isso sim, estar preparado para mudar quando for necessário.

veja também