Tiago Trindade Especialsita em Vendas e Marketing Digital

Entrevista concedida pelo especialista em vendas e marketing digital, Tiago Trindade, ao PME NEWS, edição de Março-2019 - Tema: "As Redes Sociais e os impactos aos negócios".

 

PME NEWS - Como ter um perfil de usuários de sucesso nas redes sociais?

Tiago Trindade

Se você está apenas tentando obter mais exposição online, conectar-se com seus fãs ou clientes, ou melhorar sua reputação online, os perfis de redes sociais são o caminho a percorrer. Seguem algumas dicas:

Seu nome de usuário e URL (endereço do peril)

Na maioria das redes sociais, seu nome de usuário é incluído em seu URL e muitas vezes é diferente do seu nome de exibição. Normalmente, você não pode alterar seu nome de usuário, então escolha com cuidado.

Sua foto do perfil

Claro, se é para uma conta pessoal, você deve postar uma boa foto de rosto.

Se você executa uma operação menor ou é a cara da sua empresa, insira uma foto com um bom click.

Mas se você tem uma marca mais reconhecível ou não quer que sua empresa seja associada especificamente a você, use o logotipo.

Seu link (site)

Isso varia de uma rede de mídia social para outra, mas certifique-se de procurar qualquer oportunidade de obter seu link na página principal de seu perfil social.

Certifique-se de que seu link esteja na frente e no centro para que as pessoas possam encontrá-lo rapidamente e clicar no seu website.

Sua biografia

Sua principal bio perfil social é geralmente apenas uma frase ou duas sobre você ou sua empresa.

Em poucas palavras, o que você diria sobre o seu negócio? Também é uma boa ideia usar sua biografia em todo o seu potencial. Não se esqueça de inserir os seus contatos.

 

PME NEWS - As redes sociais ajudam ou atrapalham na produtividade?

Tiago Trindade

Elas podem tanto ajudar, como atrapalhar. As Redes Sociais vieram para mudar as nossas experiências relacionadas à comunicação. A questão é como os usuários as utilizam.

Você pode utilizar as redes sociais para acelerar a sua produtividade e/ou da sua empresa de inúmeras formas, o problema é que a grande maioria dos usuários não sabe disso. Por isso existem cursos e treinamentos para especialização nas redes sociais.

Quanto à distração, a qual é o maior problema dos usuários que se deixam levar pelo entretenimento na hora errada, está associado à falta de autocontrole. 

 

PME NEWS - Quais impactos que as Redes Sociais podem causar na sociedade e nos negócios?

Tiago Trindade

Com a consolidação da internet e das redes sociais, principalmente junto aos smartphones, os consumidores passaram a preferir esses meios de comunicação, ao invés do uso de ligações telefônicas e outras formas tradicionais.

A ausência nas redes sociais é tida como uma alienação nos dias de hoje, tanto no meio pessoal quanto no meio empresarial. É lá que está o público alvo e onde a informação chega mais rápido, é neste ambiente virtual que as empresas devem investir para construir uma imagem consolidada e manter ótimo relacionamento com os seus clientes.

Em um mundo muito competitivo em que vivemos hoje, as empresas devem se esforçar para fazer a diferença, e assim, conquistar seus clientes. E a internet a essas redes sociais são o principal meio para que isso aconteça.

 

PME NEWS - As redes sociais são plataformas estratégicas usadas em campanhas de marketing. Que dicas você daria para as pequenas empresas que possuem recursos financeiros restritos, mas que precisam do apoio desses meios de comunicação?

Tiago Trindade

. Defina o seu público-alvo: Não fale com todo mundo.

Independentemente do tamanho do seu negócio, antes de você investir dinheiro e tempo nas redes sociais, você precisa saber o porquê você está ali – e quem é o seu público-alvo.

No entanto, o foco a princípio não é obter a venda, mas ganhar confiança das pessoas, para que eles comprem hoje, voltem amanhã e digam aos outros sobre a sua marca.

As redes sociais são os melhores lugares para construir um relacionamento com o seu cliente.  Sim, você pode vender um produto usando as redes sociais, mas relacionamentos vêm primeiro. 

. Selecione os canais de redes sociais que tenham a ver com o seu negócio.

Distribuir os seus ovos em vários cestos provavelmente não produzirá resultados para você. Foco é a chave. Quando se trata de redes sociais, ter “menos é mais,” e isso traz melhores resultados.

. Qual a rede social funcionará melhor para você?

Não há a “melhor rede social” universal. Mas existe o canal correto para o seu tipo de negócio.

. Crie uma proposta de valor acessível.

Uma proposta de valor é simplesmente uma promessa valorosa. Isso faz você se destacar dos concorrentes.

. Por que pessoas visitariam ou curtiriam a sua fan page, quando se tem muitas outras páginas para se gostar e seguir?

Entenda as Redes Sociais como um reality show, as pessoas querem ver os bastidores do seu negócio, querem saber como você prepara os produtos, como realiza os serviços, falando com fornecedores, querem histórias de clientes, brincadeiras internas, piadas dos funcionários, querem saber dos desafios e vitórias da empresa. E isso faz toda a diferença!

. Desenvolva diferentes tipos de conteúdo, depois acompanhe o desempenho.

O conteúdo precisa ser de valor, dê dicas preciosas, através de imagens, vídeos, e-books, fale sobre você, crie a sua autoridade e de testemunhos dos clientes.

 

PME NEWS - Cite algumas dicas para os leitores não caírem em fake news?

Tiago Trindade

Desconfie de veículos desconhecidos, verifique se a notícia já saiu em outros portais, tome cuidado com os grupos do whatsapp, não confunda notícia com opinião, cuidado com links estranhos e informações esquisitas, nunca faça “repost” de algo que você não tem certeza de que realmente é verdade.

 

PME NEWS - Quais são os desafios das redes sociais para os próximos anos?

Tiago Trindade

Para alguns de nós, a mídia social é um meio simples de comunicação, facilitando o contato com amigos e familiares. Para outros (como eu), é um canal de marketing mais acessível que podemos alavancar para impulsionar nossos negócios. Em ambos os contextos, a mídia social tornou-se um elemento permanente de nossa sociedade, e é quase impossível imaginar um futuro sem ela.

As marcas podem mudar e as plataformas podem evoluir, mas o conceito de mídia social veio para ficar.

Consumidores e marcas estão começando a notar as falhas e fraquezas desses sistemas, e até mesmo grandes players como o Facebook e Twitter, Linkedin e Youtube estão começando a sentir a pressão para abordar esses pontos de falha.

Para mim, o maior de todos os desafios das redes sociais para os próximos anos é o que sempre foi: a privacidade de seus usuários. Colocar suas informações pessoais em um perfil público deixa você vulnerável a hackers, stalkers, abusadores e até mesmo a contratantes em potencial, mas, mesmo assim, não é isso que vai deixar que os usuários as deixem de utilizar.