Leandro Karnal Kratos Klio

Foto: R. Trumpauskas

Entrevista concedida pelo professor, escritor e historiador Leandro Karnal ao PME NEWS, edição de Maio - 2019 - Tema: "Empreendedorismo por Leandro Karnal".

 

PME NEWS - Como você define a Teologia do Empreendedorismo?

Leandro Karnal

Empreendedorismo é um conceito muito bom e necessário ao Brasil. Sou um defensor da ideia e da necessidade de ensinar autonomia de pensamento e ação para alunos e pessoas em geral. Quando eu uso a expressão Teologia do Empreendedorismo, faço uma crítica à crença (quase mágica) de que existe uma fórmula, um caminho único, uma certeza e uma segurança que só a fé pode trazer. Isso aparece em cursos e livros com título como “dez passos para o empreendedorismo” e coisas similares. Ora, ser empreendedor é recusar fórmulas e acreditar na iniciativa autônoma. Ser empreendedor é não seguir caminhos trilhados.

PME NEWS - Muitas empresas de sucesso já fracassaram pelo menos uma vez. Qual a importância do fracasso para o sucesso?

Leandro Karnal

Todos já fracassamos mais de uma vez em todos os campos: pessoal, financeiro, sexual, afetivo etc. Ficamos melhores porque aprendemos. Não existe perfeição humana. Um empreendedor sente a dor do fracasso, respira fundo, extrai as lições da falha com honestidade e segue adiante mudando a estratégia. Errar é fundamental: fere nosso orgulho e a vaidade é o inimigo da ação clara e direta. Erro é um sinal excelente para reorganizar tudo. A realidade manda recados, eles se chamam erros. Erro é um banho de real.

PME NEWS - Que fatores são importantes para alavancar o empreendedorismo no Brasil?

Leandro Karnal

Acreditar menos no Estado, pensar por onde as pessoas não pensam, não buscar caminhos conhecidos, aprender com o erro, esforço permanente, nunca entrar em zona de conforto e ser estratégico. Mais importante do que tudo isso? Olhar o que os outros dizem, aproveitar e o que for aproveitável e seguir sua própria intuição: ninguém sabe o caminho exato para o sucesso porque o sucesso nasce da criação com esforço contínuo, transpiração com inspiração.

PME NEWS - Qual o momento certo para empreender?

Leandro Karnal

Quando você sentir que tem necessidade e energia. Nem todo mundo nasceu com a veia de empreendedor e há pessoas felizes na repetição e na segurança. Não é uma vocação universal, mesmo. Mas, se você sente que pode ir além e não gosta da zona de conforto profissional e pessoal, siga com energia, e quebre a cara tantas vezes quantas precisar para poder se reerguer.

PME NEWS - Como se destacar da concorrência em um ambiente competitivo?

Leandro Karnal

Sendo original e dizendo coisas fora do que os outros esperam. O caminho coletivo é o seguro e todos conhecem. Empreender é correr risco. Competição é o sangue e o ar do empreendedor. Mercado tranquilo e todos satisfeitos jogam sua vontade de novo na preguiça. Empreendedor é viciado na adrenalina do desafio.

PME NEWS - Vale a pena ser empreendedor no Brasil?

Leandro Karnal

Quem decide isso é a pessoa individualmente. Vale a pena arriscar? Não há uma resposta porque as pessoas são muito específicas. Cada um possui uma maneira de interagir com o mundo. Não é fácil ser empreendedor no Brasil ou nos EUA, mas aqui existe uma cultura que dificulta ainda mais. Se você vencer aqui é porque é bom mesmo. Com ética e esforço, todos os dias temos “cases” de pessoas de sucesso em atividades muito variadas. Se acha que não dá você pode tentar imigrar. Eu sempre achei que este é um país vasto, com dificuldades estruturais, recursos e uma sociedade extraordinária com um povo generoso. Ser empreendedor é focar 100 % da energia produtiva nos 5 % de chance que você tem.

PME NEWS - Qual mensagem você daria ao pequeno empreendedor que está começando agora?

Leandro Karnal

É, de fato, o que você deseja?  Corresponde a uma ansiedade sua? Exemplo: tem gente que foge de um emprego formal com chefe porque não gosta de trabalhar. É uma razão errada, pois o empreendedor trabalha mais do que o empregado regular. Você deve empreender porque faz parte de você de forma intensa. O resto é o desafio total de viver. Não é para todos. Seria para você?