Carla Béck Infinita EPH

Foto: Divulgação/Infinita EPH

Entrevista concedida pela Psicóloga, Master Coach e CEO da Infinita EPH, Carla Béck, ao PME NEWS, edição de Julho de 2020 - Tema: "Mindset. Qual o momento de virar a chave?".

 

PME NEWS - O que é mindset e em qual momento se “vira a chave”?

Carla Béck

Mindset é um termo bem conhecido nos dias de hoje. Ele diz respeito à configuração, ao modelo mental que fornecemos ao nosso cérebro depois de um determinado tempo. O mindset define a forma como você organiza seus pensamentos e decide enfrentar as situações do cotidiano.

Compreender qual o seu modelo e as limitações que ele estabelece em relação aos seus objetivos podem te ajudar a definir o momento de virar a chave.

Virar a chave significa você decidir mudar a sua mentalidade em relação ao que você quer e avaliar se o que te trouxe até aqui será suficiente para te levar onde você deseja chegar. Se não for o suficiente, é a hora de você virar a chave!

 

PME NEWS - Quais são os tipos de mindset?

Carla Béck

Existem dois tipos de atitudes mentais: fixa e a progressiva.

Atitude mental fixa:

Uma pessoa com atitude mental fixa ignora a sua capacidade de crescer e mudar todos os dias. Ela crê que seus traços e talentos são fixos. Você os tem ou não. Crê que não há habilidades para mudar. Uma atitude mental fixa faz com que as pessoas sintam que precisam “provar” as suas habilidades para elas mesmas e para o mundo, o que faz com que frequentemente demandem reconhecimento de outros.

Como a perfeição é o grande objetivo da sua atitude mental fixa, esses indivíduos tendem a se fixar àquilo que já sabem para alcançar o sucesso.

O erro, dentro desse mindset, torna a experiência um momento de decisão que o classificará como um fracassado. Como a crença é da permanência, que os talentos e habilidades são imutáveis, cria-se uma prisão mental que produz uma série de comportamentos não saudáveis. Constrói-se uma série de impedimentos para alcançar o potencial e atingir sonhos e objetivos.

Atitude Mental Progressiva:

Neste outro modelo mental, as pessoas acreditam que com esforço podem mudar praticamente qualquer coisa sobre elas mesmas. Elas reconhecem que algumas pessoas nascem com dons ou habilidades que as permitem fazer certas coisas melhor do que outras que não possuem esses dons.

Acreditam que o erro é uma forma de aprendizado e há uma oportunidade para evoluirmos.

Uma atitude mental progressiva ajuda as pessoas a aproveitarem os desafios, fazerem progressos e desenvolverem seus potenciais de maneira muito mais abrangente.

Significa constante evolução e sempre se concentrar em como crescer e se desenvolver e melhorar seu “eu” constantemente.

Significa aceitar fatos, enquanto atitude mental fixa faz com que foquem nas coisas negativas.

 

PME NEWS - Como é o mindset nos líderes, principalmente em momentos de pressão?

Carla Béck

O mindset é determinado pelas experiências que cada um vive. Então, o mindset dos líderes depende da experiência que cada um viveu.

Normalmente, ouvimos falar de casos em que o líder se comportou com modelo fixo, o que impacta diretamente nos resultados da sua equipe. Só ele está certo, ninguém mais tem a resposta. São líderes centralizadores, reativos e, principalmente, não compreendem o outro e não têm empatia.

Os líderes que melhor se sobressaem em momentos de pressão são os líderes de empresas que têm empatia, que se preocupam em conhecer sobre a rotina do colaborador e de que forma a empresa estará inserida neste novo cotidiano com filhos e espaços compartilhados. Apesar do momento e pressão, os líderes precisam manter a calma e demonstrarem segurança para seus liderados e se comunicar com eles, engajando-os. Pensar juntos ajuda a encontrar solução juntos.

 

PME NEWS - A Transformação Digital já sinalizava a adaptação das pessoas à nova ERA. A pandemia acelerou esse processo. Como programar a nossa mente nesse cenário?

 Carla Béck

Nosso cérebro trabalha com previsibilidade e, para nos inserir neste novo contexto, precisamos treinar nosso cérebro e desenvolver novas habilidades. Transformação Digital está relacionada com um mindset digital. Não se trata apenas de incluir uma pessoa no ambiente digital. É preciso engajá-la. O trabalho em casa, o chamado Home Office, é apenas uma digitalização do trabalho, algo parecido com que fizeram os jornais e revistas ao começarem a digitalizar seu conteúdo. Está associada ao  mindset digital, à agilidade, inovação e entender mais sobre com quem você se relaciona. Vai além de apenas ferramentas digitais. O novo coronavírus acelerou este processo e as pessoas foram forçadas a desenvolver habilidades técnicas e comportamentais. Passaram a ser mais flexíveis, entender o contexto e serem criativas.

 

PME NEWS - A inovação é importante em um mercado disruptivo. O que as empresas devem fazer para estimular a cultura de inovação?

Carla Béck

A inovação deve ser transversal nas empresas e não apenas direcionada em um único departamento. Todos devem estar engajados e sempre antenados com as novas demandas e também pautarem novas demandas e comportamentos, facilitando a vida das pessoas. As empresas disruptivas têm como premissa criar soluções fáceis, criativas e, em muitos casos, democráticas.

As empresas podem estimular a cultura da inovação através de ações como: estarem atentas às tendências, conectar-se a seu tempo, promover mudanças de comportamentos, aplicar estratégias inspiradas nos futuros clientes, identificar e pensar nos futuros clientes, foco no todo e não nas partes.

 

PME NEWS - Que mensagem você dá aos executivos das pequenas e médias empresas diante do momento de incertezas?

Carla Béck

O executivo precisa compreender que as atitudes mentais que adotamos são o centro do que fazemos, pensamos e sentimos todos os dias. Um novo momento requer uma nova mentalidade.

Desenvolva a Agilidade Emocional, que é aceitar a mudança e abrir-se ao novo é o início para estabelecer um novo mindset para lidar com o cenário inédito.

É você que precisa se esforçar constantemente para mudar sua atitude mental. Você possui a habilidade de mudar, desde que você faça acontecer.

Compreender a diferença entre esses dois modelos, fixo e progressivo, é o primeiro passo para o autoaperfeiçoamento. Mudar requer tempo e muito esforço, mas leva você até os seus objetivos. 

Você poderá se surpreender ao descobrir quantas oportunidades estarão disponíveis. Poderá ser assustador no início, mas quanto mais você se permite, mais você continuará sua evolução e poderá influenciar as pessoas a sua volta.

Sempre é possível mudar toda a sua perspectiva e abordagem na vida para facilitar o sucesso e o seu desenvolvimento. Você precisará estar disposto a trabalhar duro e manter o mindset correto. Tudo depende de você.

veja também