Carla Béck Infinita EPH

Entrevista concedida pela CEO da Infinita EPH, Carla Béck, ao PME NEWS, edição de Julho de 2018 - Tema: "Os desafios da liderança feminina.

PME NEWS - Quais são os principais desafios da liderança feminina hoje?

Carla Béck

Esse é um tema muito complexo que envolve inúmeros desafios enfrentados pelas mulheres ao assumirem sua liderança. Dentre eles, posso citar:

  • Cultura Patriarcal: As empresas associam liderança ao gênero masculino. Então, são oferecidos menos cargos de liderança as mulheres. A remuneração para as mulheres líderes é inferior a dos homens (No Brasil, a remuneração de uma mulher líder corresponde a 68% da remuneração de um homem no mesmo cargo).
  • Resistência específica à liderança feminina: Inclui aspectos de estilo de liderança e autenticidade. Não reconhecimento das qualidades femininas de liderança, principalmente no que diz respeito ao aspecto emocional. As mulheres precisam ficar atentas e não incorporar características masculinas no seu comportamento.
  • Conciliar as responsabilidades no trabalho e no lar: As mulheres muitas vezes se culpam por terem de conciliar responsabilidades no trabalho e na sua casa. Culpam-se se escolhem estar no trabalho ao invés de ficarem em casa com os filhos. Sentem-se péssimas mães se optam em desenvolver uma carreira profissional.
  • Superar a baixa autoestima: As mulheres precisam se disponibilizar a assumir cargos de liderança. É reconhecer o seu poder e a sua capacidade de crescer profissionalmente e liderar equipes. 

 

PME NEWS - Quais características favorecem as mulheres para assumir os cargos de liderança?

Carla Béck

Algumas das características que determinam a liderança feminina são:

  • Foco em pessoas: São sociáveis, expressivas e próximas, sabem ouvir, o qual oferece muito potencial no momento de conseguir compromissos, seja com os objetivos da organização ou em um projeto em particular.
  • Tendência à cooperação: Isto faz com que o trabalho em equipe seja mais natural, já que elas são ativas na inclusão e engajamento das pessoas.
  • Capacidade de agir em muitas direções: São multitarefa. Contam com a capacidade inata de pensar e agir em muitas direções ou temas ao mesmo tempo. São proativas e têm iniciativa frente às diversas situações. Isto representa uma vantagem no momento de tomar decisões e enfrentar crises.
  • Liderança horizontal: A liderança feminina é inclusiva, encoraja a participação e compartilha o poder e a informação com aqueles que lidera. Tende a criar e a fortalecer as identidades de grupo.
  • Predomínio do emocional: Em geral estão capacitadas para ter em conta o lado “humano” das pessoas e gerar altos níveis de empatia.
  • Maior predisposição à mudança: Seu estilo é inovador, com um firme sentido da qualidade, centrado na pessoa, flexível, comunicativa e persuasiva.

PME NEWS - Cite alguns exemplos de líderes femininas no Brasil e no exterior que são referências no cenário empresarial?

Carla Béck

Luiza Helena Trajano

Fundadora do Magazine Luiza

Não poderíamos deixar de citar uma forte liderança feminina no Brasil. Luiza Trajano transformou sua pequena rede de lojas em São Paulo em uma das maiores marcas do mercado. Há mais de 25 anos liderando o Magazine Luiza, ela é um exemplo de empreendedorismo.

Provavelmente você não sabia disso, mas ela deu origem ao primeiro modelo de comércio eletrônico do mundo. Ainda na década de 1990, a Magazine Luiza levou seus negócios para a internet, criando o conceito de loja virtual, sendo uma das maiores representantes do e-commerce no país.

Oprah Winfrey

Além de ser uma liderança feminina muito famosa, Oprah Winfrey é uma mulher completa e com uma carreira brilhante. Primeira mulher negra a ser incluída na lista de bilionários, Winfrey também é parceira de um canal de TV a cabo voltado para o público feminino. Além disso, é reconhecida por sua forte atuação em ações sociais.

Heloísa (Zica) Assis

Fundadora da rede de salões de beleza Beleza Natural

Zica foi babá, faxineira e empregada doméstica, com o sonho de desenvolver um produto para tratar seu cabelo, crespo e muito volumoso. Não queria alisá-lo, mas não existiam produtos no mercado que “domassem” os seus cachos. Fez um curso de cabeleireira para encontrar as respostas e conseguiu matérias-primas para desenvolver seu produto em casa.

A partir desse sonho foi criada a rede de salões de beleza: Beleza Natural.

Paula Bellizia

CEO da Microsoft Brasil

Com uma trajetória de dez anos na Microsoft (de 2002 a 2012), e de dois anos como presidente da Apple Brasil (2013 a 2015), Paula foi nomeada presidente da Microsoft Brasil em julho de 2015. É uma referência feminina na indústria da Tecnologia da Informação. Em sua gestão a Microsoft lançou a campanha #MeninasPodemProgramar, com o objetivo de apresentar novos caminhos profissionais e, assim, conseguir um crescimento da presença feminina em áreas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

PME NEWS - Por que as mulheres são minorias nos cargos executivos das empresas?

Carla Béck

As mulheres são minoria nos cargos executivos das empresas devido a uma série de barreiras históricas e culturais. Essas barreiras são poderosas e muitas vezes invisíveis para as mulheres. Elas privilegiam os homens e colocam as mulheres em desvantagem.

Outros fatores contribuem também como por exemplo, a escassez de modelos de funções para as mulheres, a escolha de profissionais em função do gênero, os vínculos duplos (na maioria das culturas, masculinidade e liderança estão intimamente ligados), dentre outros.

PME NEWS - Que dicas você daria para as pequenas empresárias e mulheres líderes em suas áreas?

Carla Béck

Aprenda a fazer uma boa autogestão - Isso permite o equilíbrio entre trabalho, família e interesses pessoais. É possível conciliar as diferentes áreas da sua vida e ser bem-sucedida em todas elas, acredite nisso.

Reconheça as suas competências – Acredite que você chegou aonde chegou por conta das suas capacidades e não por acaso. Muitas mulheres sofrem da Síndrome do Impostor e se boicotam profissionalmente. Confie mais em você e candidate-se para cargos mais altos, entenda que o sucesso é fruto da sua qualificação e competência.

Faça conexões estratégicas dentro da empresa - As mulheres precisam fazer articulações políticas em seu ambiente de trabalho, se relacionando com pessoas que podem ajudá-las a crescer dentro da empresa.

Desenvolva o estado de presença - Essa dica serve para qualquer coisa que você pretenda fazer. Fique atenta e inteira em tudo aquilo a que você se dedicar. Isso fará com que você amplie seus resultados.

Desenvolva qualidade com sua família - É possível ter uma carreira de sucesso sem negligenciar a família e um dos segredos para fazer isso é se dedicar totalmente aos filhos quando estiver com eles. É melhor passar uma hora completamente dedicada aos seus filhos, do que horas com eles sem lhes dar atenção.

Invista no seu autoconhecimento – É fator relevante para quem quer ter sucesso na sua carreira e ser um líder melhor.

 

veja também