Alexandre da Costa Cacau Show

Foto: Divulgação/Cacau Show

Entrevista concedida pelo dono do Cacau Show, Alexandre Tadeu da Costa, ao PME NEWS - Tema: "Empreendedorismo".

PME NEWS - O seu estilo empreendedor fez da sua empresa referência em seu segmento no país. No exterior o senhor é considerado o Bill Gates do Chocolate. Qual a receita do sucesso?

Alexandre Tadeu da Costa

Claro que isto é um exagero, ser considerado o Bill Gates, mas sinto-me muito honrado por ser reconhecido por fazer o que amo, que é estar à frente da Cacau Show e estar ao lado de um time excepcional. Acredito que o crescimento de uma empresa consolida-se a partir de alguns pilares essenciais e é neles que sustento o crescimento da Cacau Show, considerada, hoje, a maior rede de chocolates finos do mundo em número de lojas, com 2020 unidades em operação. Em primeiro lugar, manter uma relação próxima com sua equipe, com olhos nos olhos. Em segundo, a inovação, pois conhecendo a área em que se atua é possível elaborar novos produtos e serviços que surpreendam o público-alvo. Em terceiro, a otimização de recursos e o quarto é a tecnologia seguida pela estratégia. Além disso, é importante ser pragmático, colocando uma boa dose de dedicação em tudo que se faz.

PME NEWS - O que falta para o empreendedorismo engrenar no Brasil?

Alexandre Tadeu da Costa

Acredito que nós, empreendedores, precisamos ter a consciência de que, para crescer, é importante inovar e surpreender - sempre. Outro ponto que precisa ser considerado essencial é valorizar as relações humanas e considero que fazer isso seja uma arte valiosíssima, que aperfeiçoamos todos os dias. Esses são dois fatores que diferem, totalmente, um empresário de um empreendedor.

Em minha concepção, o empreendedorismo ganha cada vez mais espaço no país, mas, para que engrene de vez, é preciso ter sempre em mente que inovação é a palavra-chave.

PME NEWS - Qual o momento certo para empreender?

Alexandre Tadeu da Costa

É sempre o momento certo de apostar no novo, no impensável. O mercado está sempre aberto para pessoas com espírito empreendedor, já que elas têm o poder de mover o mundo. Hoje, há modelos de negócio para os diferentes perfis, com valores mais acessíveis, desenvolvidos para as pessoas que, realmente, têm o desejo de ter um negócio próprio.

PME NEWS - Que dicas o senhor daria aos empreendedores brasileiros?

Alexandre Tadeu da Costa

Entre as dicas que eu daria, existem algumas que são essenciais. Ter foco e equilíbrio, pois é difícil ter sucesso nos negócios sem fazer um bom planejamento. É importante estudar as estratégias, definir o cronograma, ter sensibilidade e intuição para saber aonde se quer chegar e ser uma pessoa obstinada. Não se pode desistir jamais diante de obstáculos.

Outra dica é buscar diferenciais. É primordial estar ligado no que acontece com o mundo, ser capaz de se reinventar constantemente e de buscar o novo. Não se pode perder o entusiasmo e, caso crie algo diferente, é necessário enfrentar resistências.  Grandes novidades, às vezes, parecem ideias arrojadas demais, mas é preciso surpreender. O previsível não se destaca.

PME NEWS - Qual a importância do modelo de franquias para o Cacau Show?

Alexandre Tadeu da Costa

As franquias foram e são essenciais para o crescimento da Cacau Show. A partir da implementação desse sistema, conseguimos chegar a mais localidades e ter, ainda mais, proximidade com nossos consumidores, oferecendo nossos produtos para um número ainda maior de pessoas, em diversas regiões, e proporcionando momentos únicos para o público de todo o país. Nossos franqueados são donos/sócios do negócio, sendo extremamente importantes e fundamentais, para que, cada dia mais, a Cacau Show se consolide como a maior rede de chocolates finos do mundo.

PME NEWS - Se o senhor começasse hoje, o que faria de diferente?

Alexandre Tadeu da Costa

Analisando tudo que fiz até hoje, desde o princípio, penso que não mudaria nada. Acredito que tanto os erros quanto os acertos foram valiosos para chegar à Cacau Show e me ajudaram, mesmo com os obstáculos que foram vencidos ao longo do caminho, a torná-la a maior rede de chocolates finos do mundo. Continuo buscando evoluir, procurando saber e aprender mais diariamente, pois é essencial ter humildade e entender que nunca se chega lá, precisamos estar em constante movimento, reinventando, a cada dia, nossa essência e nosso conhecimento.

veja também