Alberto Saraiva Grupo Habib´s

Foto: Divulgação/Habib´s

Entrevista concedida pelo fundador do Grupo Habib´s, Alberto Saraiva, ao PME NEWS - Tema: "Empreendedorismo".

 

PME NEWS – O senhor é médico de origem portuguesa e com um investimento inicial de apenas US$ 30 mil transformou o Habib´s na maior rede de comida árabe do mundo. Qual a receita do sucesso?

Alberto Saraiva

A receita está no livro que lancei recentemente, “25 verbos para construir sua vida”. É uma receita que não estava em nenhum manual e fui descobrindo aos poucos, com os acontecimentos que ocorreram em minha vida. Nesses verbos sugiro caminhos para quem deseja empreender, não só na vida empresarial, mas em sua vida pessoal, que é por onde tudo começa. No Confiar em nós mesmos; no Acreditar de que é possível; no Encantar daquilo que fazemos, no Desejar, Conquistar, Vencer... São nestes verbos que as dificuldades apresentam-se e caem. Na verdade, por vezes, elas nem mesmo existem, somos nós que a criamos e as tornamos reais. Quando nos superamos, vamos pra cima, empreendemos e vencemos. É no que acredito.

PME NEWS – O senhor inovou ao lançar o pastel de Belém no cardápio do Habib´s e a coxinha de mortadela no Ragazzo,  ambos sucesso de vendas. Qual o momento exato para uma empresa inovar?

Alberto Saraiva

A todo momento! Inove, diversifique! Foi na diversificação que encontrei um dos pilares do sucesso. Diversificar foi um dos verbos que persegui por todo o tempo.

A empresa que não inova, não diversifica, tende a padecer. O mundo é rápido e dinâmico, se a empresa não acompanhar a velocidade, ela não atende o cliente. As necessidades do cliente podem estar em seu concorrente. A concorrência é muito forte, com marketing agressivo e os clientes são exigentes. Ao inovar, a sua empresa pode surpreender ambos. Ou sua empresa inova ou desaparece.

Não se limite a fronteiras: saia para o novo. A você é dado sentir o gosto da liberdade de escolha.

PME NEWS – Qual a importância da Universidade Habib´s para as suas empresas?

Alberto Saraiva

A ignorância leva, a quem não tem curiosidade, a se dar por satisfeito, estabilizar-se no confortável. O conhecer faz a diferença não só do presente como também do futuro, que pode ser ou não brilhante. É o conhecer que diferencia as pessoas e dá a elas o poder da construção, da inovação, da conquista, do multiplicar o que possuem, do diferenciar a tudo que fazem.

Esse é o nosso maior desafio, transmitir conhecimento aos nossos 22 mil funcionários, visando melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços, do atendimento à produção dos alimentos, proporcionando o “poder do encantar”. É o encantar daquele que o atende sem nada pedir que dá bons resultados.

PME NEWS – Qual o impacto do modelo de franquias para os resultados do Grupo Habib´s?

Alberto Saraiva

Minha facilidade de fazer amigos e de acreditar nas pessoas fez que eu descobrisse o franchising. O modelo de franchising tornou a forma mais eficiente de eu compartilhar sociedades e fazer crescer nossa rede por todo o Brasil.

Em 1993, após a 19ª loja própria, inauguramos a primeira loja franqueada do Habib´s. O franchising deu outro pique ao negócio. Hoje as franquias representam 50% das lojas. Compartilhar trouxe crescimento para todos. O só nada faz, nada consegue. Em todas etapas da vida, há de se compartilhar para que tudo prossiga. Compartilhar é um bom verbo de prosperidade. Compartilhe!

PME NEWS – Qual mensagem o senhor daria ao empreendedor que está começando agora?

Alberto Saraiva

Aos principiantes que desejam vencer, cabe-lhes passar pelas dificuldades do início. É com elas que aprendem as melhores lições, evoluem e chegam aos primeiros lugares.

Se você tem a juventude do corpo, antecipe-se: evolua na mente o quanto antes. Atrasados no tempo não conseguem entender bem isso. Aos desentendidos cabe conquistar o conhecimento maior somente depois que o corpo cansa.

Então, antecipe-se quando você tiver pessoas com mais idade por perto. Elas podem ter algo que você desconhece.

veja também