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O PORTAL DA MICRO, PEQUENA E MÉDIA EMPRESA.

REALIZAÇÃO: Bit Partner | DIREÇÃO: Sidney Cohen

Produtividade

No início do ano, a diretora executiva do Yahoo, Marissa Mayer, proibiu seus funcionários de trabalharem em casa. Segundo ela, todos precisam estar fisicamente juntos no ambiente de trabalho para melhorar a produtividade. Já a Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência da ONU, em artigo publicado em 25 de março deste ano, contraria a tese da executiva e ressalta que os empregos à distância tornam os profissionais de 35% a 45% mais produtivos.

Frequentemente empresas de RH investem em pesquisas para identificar os fatores que possam contribuir ou comprometer a produtividade nas empresas. Em novembro de 2012, a Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees, realizou um levantamento, com cerca de 200 profissionais, para analisar até que ponto as redes sociais podem afetar na produtividade. E concluiu que quase a metade dessa amostra (46%) checa as redes sociais durante o horário de trabalho. E 42% desse mesmo público passa ao menos uma hora por dia ligado nas redes de relacionamento durante o expediente.

Em entrevista ao PME NEWS, Sidney Cohen, diretor da Bit Partner, consultoria especializada em atendimento às Pequenas e Médias Empresas, orienta o leitor com dicas do uso adequado das redes sociais durante o expediente de trabalho. E destaca as medidas que devem ser adotadas para que tanto a empresa quanto o empresário melhorem a produtividade.

Bastidores

  • A Cervejaria ITAIPAVA está instalando uma fábrica em Alagoinhas (Bahia) e para fortalecer a marca no estado, comprou o nome do estádio Fonte Nova, que passará a se chamar Itaipava Arena Fonte Nova. O contrato pelos direitos do nome custará R$ 10 milhões por ano até 2023.
  • A Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizará rodadas de licitações anuais específicas para exploração e produção de petróleo por empresas de pequeno e médio porte.
  • A TIM lança em parceria com a americana Muve Music, o TIMmusic, que permitirá o usuário baixar entre 5 milhões e 10 milhões de músicas. O serviço será pago em sistema de cobranças diferenciado.
 

Novos Desafios

  • Letícia Menescal é a nova Gerente Geral da Multifuncional Seguros.
  • Cristiane Lucas Rodrigues assume a coordenação de RH da Bettween do Brasil.
  • Keila Mattesco ingressa na Kelly Services como Coordenadora de Recrutamento e Seleção.
  • Felipe Simantob Nigri é o novo analista financeiro da TIM CELULAR.

Dados Impressionantes

  • Usuários gastam 2 bilhões de minutos por dia no Skype.
  • A venda de medicamentos deve movimentar R$ 70 bilhões no Brasil em 2013.
  • Petrobras prevê investimento de R$ 92 bilhões em 2013.
  • A Estácio Participações compra a Facitec (Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas) por R$ 29 milhões.

Agenda

  • 18 de Maio – Rio de Janeiro – RJ
    Curso: Gestão Empresarial para Micro, Pequenas e Médias Empresas.
    Informações: http://www.treno.com.br
  • 18 e 19 de Maio – Recife – PE
    RECIFITNESS – 1ª. Feira de Fitness do Recife.
    Informações: www.recifitness.com.br

Entrevista

Essa coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque. 

Segue abaixo a entrevista de Sidney Cohen,  diretor da Bit Partner Consultoria Empresarial.

PME NEWS – Como usar adequadamente as redes sociais no trabalho sem comprometer a produtividade?

Sidney Cohen – As redes sociais, como toda ferramenta, se usada de forma correta, proporcionará benefícios, principalmente relacionadas à produtividade.  Recomendo alguns passos para o seu uso adequado:

Horário: Se a rede social não é a ferramenta de apoio ao seu trabalho, utilize fora do horário do expediente.  Caso contrário, use focado ao que ela se propõe, sem desviar a sua atenção.

E-mails de notificações: Configure sua rede para não receber e-mails. Porém, há casos de grupos interessantes, que promovem debates e de grande importância para o perfil profissional. Neste caso, limite o recebimento para esses grupos. O mesmo procedimento deve ser adotado para demais soluções tecnológicas, como, por exemplo, o uso de smartphones que notificam recebimentos de e-mails.

Tempo de resposta: Você não é obrigado a responder a todas as mensagens em tempo real. Lembre-se de que a prontidão na resposta de assuntos de baixa prioridade torna-se um hábito perigoso e você ficará refém e tomará seu tempo de forma desnecessária.

Perfil de convidados e redes sociais: Fique atento com o perfil das pessoas que você convida e com o perfil da rede social que você frequenta. Se a rede social tiver um perfil estritamente profissional, evite convidar um público fora dessa faixa etária, como, por exemplo, crianças e aposentados.  Promova assuntos relacionados ao trabalho.

Para uma rede mais abrangente, priorize o convite às pessoas de seu relacionamento.

Imagem é tudo: Utilize uma foto pessoal no seu perfil, de acordo com a sua característica profissional. Quanto à imagem da empresa, muita atenção. Não fale mal de colegas, empresas, mesmo de concorrentes.  Não exponha informações confidenciais. Lembre-se de que as redes sociais vêm sendo usadas como ferramentas de recrutamento e seleção pelos departamentos de RH.

PME NEWS – O microempresário desempenha diversas funções dentro da empresa, como ele poder ser mais produtivo?

Sidney Cohen – Para o profissional que desempenha diversas funções, há algumas características para torná-lo mais produtivo, destaco três delas:

– FOCO

– ORGANIZAÇÃO                                              

– MOTIVAÇÃO

Primeiro deve traçar um objetivo e ter foco para alcançá-lo. Mas isso não basta, para um profissional que desempenha mais de uma função, é fundamental que seja organizado. Para isso é preciso saber administrar muito bem o seu tempo, criar rotinas para as tarefas mais comuns e definir as prioridades para as demais. Infelizmente nem tudo corre como planejamos, e o profissional precisa ter seu lado motivador sempre em alta.

O microempresário reflete bem esse perfil de desempenhar mais de uma função e tomar muitas decisões. Além das características citadas, é importantíssimo que ele não seja centralizador. Saber delegar tarefas, com prazos desafiadores, mas não impossíveis, e saber monitorá-los ajudarão a melhorar a produtividade de sua equipe.

PME NEWS – Por que as empresas, principalmente as pequenas, dificilmente aplicam campanhas motivacionais?

Sidney Cohen – Sinceramente, também questiono isso. Não há motivos para as empresas, principalmente as de pequeno porte, não implantarem campanhas motivacionais. Se o motivo for custo, não justifica, pois há diversas campanhas gratuitas. Pensando nisso, a Bit Partner lançou ano passado o projeto “Colaborador Motivado, Empresa com Resultado” e em 100% dos casos, os colaboradores, além de motivados, tornaram-se mais comprometidos, contribuindo diretamente na produtividade de todos os setores da empresa, da produção, logística e, consequentemente, nas vendas.

Cito como exemplo também a publicação anual da Revista Exame, que destaca “As Melhores Empresas para se Trabalhar”, incluindo empresas de pequeno porte. E aponta que as campanhas motivacionais estão inseridas na política de gestão das empresas, sendo de grande importância, não apenas para reter os talentos humanos, mas, principalmente, para tornar a empresa mais produtiva e lucrativa.

PME NEWS – Como analisar a produtividade nas empresas?

Sidney Cohen

O Balanced Scorecard (Indicadores balanceados de desempenho) é uma metodologia aplicada para se mensurar, sob uma ótica mais ampla, o desempenho da empresa de forma integrada com a estratégia, para alcançar os objetivos relacionados à produtividade e aos resultados financeiros.

Já a Avaliação de Desempenho é uma “ferramenta” bastante utilizada pelas empresas para diagnosticar e analisar a produtividade dos funcionários, porém há diversas maneiras de aplicá-la, algumas simples, outras nem tanto. Independente do método, é importante que os parâmetros a serem avaliados sirvam para a maioria dos funcionários.  A avaliação traz vantagens para a empresa e para o funcionário. Para empresa é possível identificar novos talentos, além de se tornar o clima organizacional melhor para se trabalhar.  Para o profissional, haverá um feedback de seu desempenho e estimulará o seu desenvolvimento. Há casos da avaliação estar vinculada a um prêmio (benefício ou remuneração financeira) para os que se destacarem, contribuindo ainda mais para a produtividade.

Pense Nisso

“Seja produtivo e não ocupado”.

Autor desconhecido

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