Postado por: Sidney Cohen

Quantidade X Qualidade

Eu vou de Biscoito Tostines e você?


Sidney Cohen
Palestrante.
CEO da
Bit Partner Consultoria Empresarial.
CEO do
PME NEWS.

Você se lembra daquele slogan da década de 80 do biscoito Tostines:

“Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?”

Esse é um bom exemplo em que a Quantidade e Qualidade (Qs) andam juntas.

Pensando bem, a qualidade deveria vir sempre na frente, concorda? E ai sim, puxaria a quantidade.

Você já imaginou algum recurso que possa alcançar a qualidade máxima?

Se eu informar que existe, só que não chega a 100%, mas se alcançar a 99,99966% é aceitável? Diria que a sua resposta tem 100% de chances de ser sim. E para se chegar a esse indicador, a metodologia Seis Sigma é aplicada.  

Outro exemplo de qualidade é a Certificação ISO 9000, que contempla um grupo de normas técnicas, que estabelecem diretrizes e padrões para a melhoria contínua dos processos, produtos e serviços das empresas.

No caso da Era digital, tudo é muito rápido, mas engana-se quem pensa que a pressa seja inimiga da perfeição. Os métodos ágeis e demais práticas contribuem não apenas para a quantidade, mas também, para a qualidade. Um bom exemplo é o BIG DATA. Pelo fato de ser BIG, a quantidade tem peso relevante e está associada ao volume enorme de dados. Mas, diferente do que mencionei antes, sobre a qualidade puxar a quantidade, neste caso é exatamente o oposto. A quantidade é convertida em inúmeras informações e proporciona análises detalhadas de altíssima qualidade, com o foco na estratégia. Envolve tudo que o cerca, das redes sociais, marketing digital e principalmente negócios.

O “X da questão” transforma-se nos “Qs” e quem sabe, a Quantidade e a Qualidade passam a ser sinônimas e convertidas no “Q da questão”?

Com relação ao Biscoito Tostines, eu preferia o recheado de chocolate. E você?


TAGS : artigo , blog , pme news , Sidney Cohen , tecnologia , gestão , negócios , pandemia