Postado por: Sidney Cohen

Mudança, uma questão de tempo!

Prepare-se!


Sidney Cohen
Palestrante.
CEO da Bit Partner Consultoria Empresarial.
CEO do PME NEWS.

Se você é resistente a mudanças, desista! A mudança está presente em sua vida pessoal e profissional, cedo ou tarde você terá que conviver com ela.

A resistência pode ser causada por fatores diversos, como o medo de sair da zona de conforto, insegurança de enfrentar novos desafios, interesse pessoal, falta de conhecimento, dentre outros.

De fato, as mudanças não agradam a todos, por outro lado é uma porta que se abre para novas oportunidades. O período provocado pela crise acende o sinal de alerta para a mudança aos profissionais, mesmo para os que encontram-se estáveis em seus empregos.

Para ilustrar bem esse cenário, destaco dois exemplos de mudanças associadas à empregabilidade:

  • Por imposição:

    Em geral ocasionado por demissão. Neste caso, se o profissional já está preparado para isso e tem um plano B para colocar em prática, tudo bem, mas na maioria dos casos não é o que ocorre. Quando o processo de recolocação é lento, a preocupação aumenta e a tomada de decisão é feita na primeira oportunidade que surge. Infelizmente, em muitos casos, o profissional se sujeita a mudar de área e ganhar menos do que no emprego anterior. Ou então, abre um negócio por falta de opção, mesmo sem planejamento e sem experiência no ramo.
  • Por vontade própria:
     

    Para quem tem o espirito empreendedor, como por exemplo, recém-demitidos, que investem o dinheiro recebido em novas frentes de negócios. Ou mesmo, para os que estão empregados e identificam a oportunidade de aumentar a renda vendendo produtos ou serviços em horários alternativos.

Há também a mudança geográfica, seja de forma voluntária ou imposta, independente da causa que motivaram as pessoas a saírem de seu lugar de origem, conscientes das incertezas dos desafios a serem enfrentados, mas com a esperança de um futuro melhor.

A mudança também está presente em diversas áreas, com destaque para as que usam de forma direta ou indireta a tecnologia, promovendo evolução contínua.

Mas em países como o Brasil é que a mudança já deveria ter sido aplicada, principalmente nas áreas da educação e saúde.

Pense Nisso: “Não é o mais forte e nem o mais inteligente que sobrevive, mas o que melhor se adapta às mudanças”. – Charles Darwin

                                                 


TAGS : mudança , tempo , gestão , artigo , sidney cohen ,