Postado por: Sidney Cohen

Medindo Forças

Analise de perto os pontos fortes e fracos da sua empresa.


Sidney Cohen
Palestrante.
CEO da Bit Partner Consultoria Empresarial.
CEO do PME NEWS.

 

Os efeitos que vem de fora da empresa impactam diretamente no seu planejamento, que realizam estudos de cenários externos para enfrentá-los. Além da análise externa, a interna também tem seu peso, pois mede suas forças e fraquezas.

Ao prestar consultoria aos meus clientes, considero a fase de levantamento como a mais importante. É nela que identifico os pontos fortes e fracos da empresa. O interessante é que nesta fase, ao levantar essas informações com os executivos, a relação chega a ser três vezes maior para os pontos fortes. Não é fácil, pelo menos no primeiro momento, tirar deles os pontos fracos. É como se isso ferisse seus egos. Além do fato, de me considerarem inicialmente como auditor e não consultor. Dificultando ainda mais a filtragem das informações. Mas, com o passar do tempo, a situação se inverte e os pontos fracos chegam a ultrapassar os pontos fortes.

O levantamento é fundamental para promover mudanças significativas, através do Plano de Ação de Melhorias. Assim, será possível analisar e agir em cima dos pontos fortes e fracos das empresas, estimulados pelas oportunidades e ameaças identificadas no cenário externo.

Pense Nisso: “Só podemos medir a nossa força, quando nos deparamos com um obstáculo” (Antoine de Saint-Exupéry)


TAGS : artigo , gestao , Sidney Cohen