Postado por: Wanderlea Trajano

Estou desempregado! Por onde começar?

Como estará o mercado de trabalho após a pandemia?


Wanderléa Trajano
Diretora da
WTrajano Consultoria
 

 

Estou desempregado! Por onde começar?

Como estará o mercado de trabalho após a pandemia? Muitos especialistas, CEO´s, Empresários, Consultores estão projetando vários cenários difíceis, onde está se deflagrando novos questionamentos sobre a saúde e sobre as pessoas, bem como mudanças de governança política e de modelos econômicos e a única certeza é que quanto mais tempo durar a crise, maior será o dano econômico e social.  E o mundo nunca mais será como antes. Provavelmente, a maioria das economias demorará de dois a três anos para voltar aos níveis de produção que tinha antes deste cenário.

Do lado da Empresa, os planos estratégicos estão sendo mudados durante o caminho, com a falta de receita e custos fixos, questões relacionadas à saúde e à segurança de funcionários farão repensar e criar um plano emergencial de continuidade do negócio.

Com uma queda brusca das atividades, as empresas desejarão uma recuperação igualmente rápida. Buscarão por resultados a curto prazo, podendo, assim, tomarem medidas agressivas para salvar as empresas. Com certeza irão repensar em todo o organograma das companhias e isso afetará, principalmente, os cargos estratégicos.

Ao retornar, muitas empresas terão cargos estratégicos extintos, mas elas irão buscar no mercado consultorias que as auxiliarão para estabelecimento de técnicas para a implantação de inovações e soluções de problemas estratégicos. Buscarão, também, profissionais criativos e inovadores, que saibam dominar as funções operacionais do trabalho, que sejam verdadeiros líderes e que tenham um pensamento crítico, espírito empreendedor e iniciativa. Além da capacidade de antever cenários e resolver problemas.

Hoje, esses profissionais precisam refletir como devem se manter diante de cenário futuro, se pretendem continuar na área e buscar recolocações, ou se devem buscar uma nova carreira e apostar em um novo crescimento pessoal e profissional.

O profissional não pode pensar no emprego, no seu posto de trabalho e sim, manter o foco na sua carreira de forma estruturada, estratégica e em longo prazo, buscando o conjunto de habilidades, ou seja, precisa pensar em sua empregabilidade.

Para aumentar a própria empregabilidade, os profissionais necessitam estar aptos desde o ponto de vista operacional, gerencial, humano e social para solucionar, com eficiência, problemas cada vez mais difíceis, sofisticados e específicos.

Você, hoje, pode estar se perguntando: Como irei me reposicionar no mercado? Buscarei nova proposta de trabalho no mesmo modelo que estava antes? Ou devo construir uma nova carreira? Como? Como vender meu conhecimento e precificar o meu valor?

Para fazer essa escolha é preciso levar em conta alguns pontos importantes como formação e capacidade de produzir. Precisará se planejar, assim como precisará conhecer bem seus pontos fortes e suas fraquezas, depois procurar conhecer as oportunidades do mercado que estejam mais adequadas ao seu perfil profissional ou que poderão impedi-lo de alcançar seus objetivos.

Requer um planejamento financeiro bem estruturado e deve contemplar tudo o que é necessário para que o seu perfil possa ser destacado no mercado. Também deve incluir gastos extras como, por exemplo, aquisição de livros, cursos, participações de workshops e treinamentos adicionais. Procurar investir e se qualificar em algo que o coloque acima da média dos profissionais e que seja um diferencial.

Precisa ser um profissional alinhado com as tendências, investir em networking e procurar se relacionar com profissionais de sua área e de outras áreas. Buscar sempre novos conhecimentos, debater novas ideias, procurar esclarecer suas dúvidas, enxergar outros pontos de vistas, e claro, ampliar cada vez mais sua rede de contatos com pessoas que possam agregar em seu crescimento profissional.

A fim de alcançar os resultados desejados, é relevante que ele conheça como está sua imagem profissional e sua reputação, porque são importantes para a sua carreira. A construção de sua carreira profissional será alicerçada em tudo o que aprendeu e fez durante a sua trajetória profissional. Precisa assumir o protagonismo sobre sua própria vida e fazendo uma gestão eficiente de sua imagem.

Cuidar da sua marca e de como você é visto no mercado é muito importante, por isso faça o gerenciamento de sua reputação, assim você conseguirá melhores resultados e consolidará de forma positiva com seu público. Faça o monitoramento, trabalhe com os diversos canais online, explore e consolide a sua presença nas redes socais.

Se você deseja montar um home office, você precisará escolher bem os mobiliários, porque eles precisam ser confortáveis e funcionais, assim como ter uma boa iluminação, uma boa internet, equipamentos e ser um local organizado.

Terá alguns benefícios, como, por exemplo, a flexibilidade que esse modelo de trabalho oferece, porque você poderá organizar o tempo e cada atividade, trabalhando no seu momento mais produtivo. Ter mais comodidade poupando tempo com deslocamento até ao trabalho e aumentando a produtividade. Mas, cuidado, esse tipo de trabalho exige muita disciplina, pois você pode se perder no próprio conforto do seu lar, não sabendo dividir lazer e trabalho. Outro cuidado importante é a proteção dos dados sigilosos, pois muitas vezes a própria máquina que se trabalha em casa não tem a mesma segurança em softwares que as empresas possuem, podendo haver vazamentos e perdas de informações importantes, ocasionando prejuízos. Isto é muito sério!

E volta a pergunta, como vender seu conhecimento?

Claro que o primeiro passo para um direcionamento de carreira e a identificação das iniciativas que, no mercado almejado, serão bem reconhecidas. É preciso saber aonde se deseja chegar e traçar o caminho necessário para se atingir a ascensão profissional.

O seu conhecimento pode ser transformado em recurso valioso. Faça proposta de inovações e criando soluções de acordo com as necessidades apresentadas pelo seu cliente. Tome decisões eficazes, invista em ser diferente, inove e estude constantemente. Trabalhe sempre para o cliente, entregue solução e não apenas produto e serviço.

Como gerar receita com seus conhecimentos: crie um blog, site, e-books,  workshops,  trabalhe com Linkedin, Instagram, Facebook, vídeos e compartilhe conteúdos também em portais que venham a atender o perfil de seu público, crie sua comunidade, mas defina o seu produto e serviço, invista em postagens patrocinadas para garantir maior visibilidade do seu conteúdo e saiba escolher seu público alvo. O produto/serviço certo para pessoa certa!

Busque novas oportunidades, acompanhe a evolução da demanda, saiba vender ideias e serviços, saiba cobrar, medir satisfação, e fomentar o marketing através das ferramentas on-line para que as pessoas “comprem” as suas ideias e encontrem a solução que precisam.

O emprego é oferecido pela Empresa, mas a Empregabilidade é totalmente sua!


TAGS : artigo , blog , pme news , wanderlea trajano , emprego , carreira , mercado , economia