Postado por: Carla Kirst

ERP

Ferramenta estratégica para tomadas de decisões


Carla Kirst
CEO
K2C Consultoria Empresarial

Estamos na era da revolução tecnológica e com ela o Software de Gestão Empresarial - ERP (Enterprise Resource Planning), utilizado antes nas grandes empresas, hoje atende o mercado  amplo, principalmente às de pequeno e médio porte, como apoio estratégico na gestão de seus negócios.

A maioria das empresas deste porte possui em sua origem uma gestão familiar e cada setor atua de forma segmentada, sem uma grande integração. Essa característica impossibilita aos gestores uma ação mais estratégica com base em dados efetivos e sistêmicos. O ERP é a ferramenta que faz com que todos os dados sejam computados numa única base, permitindo aos gestores o cruzamento de informações e a tomada de decisão mais precisa.

Importante salientar que esta ferramenta vem alterando de forma irreversível a atuação dos gestores e a forma como os setores relacionam-se. Obrigatoriamente os setores precisam se relacionar e interagir para que o fluxo das informações flua e o resultado final obtido com a implantação deste sistema seja o esperado.

Conhecer bem o cliente é o foco das empresas e a gestão de dados é um recurso cada vez mais estratégico nesse conceito e o ERP tem papel relevante, conforme destaca a pesquisa de mercado do IDC divulgado em fevereiro deste ano: “A função do CEO nas empresas em crescimento líderes de mercado: o aproveitamento estratégico das tecnologias inteligentes”. O estudo aponta que para as empresas se prepararem para o futuro é fundamental atenderem as necessidades dos clientes, com tomadas de decisões assertivas com base na gestão de dados.

Com o apoio do ERP, a operação da empresa irá fluir de forma integrada, possibilitando controles fidedignos em todas as fases do processo, facilitando a gestão dos tomadores de decisões e profissionais que desempenham cargo de liderança.

Dados da K2C Consultoria Empresarial, especializada na otimização de processos gerenciais  e credenciada pela SAP para consultoria do SAP Business One, sinalizam que um projeto de implantação de ERP bem conduzido gera muitos benefícios em curto prazo, pelo fato de oportunizar a integração entre pessoas, dados e gestores. E ressalva que para haver o amadurecimento do processo de gestão é imprescindível o comprometimento da alta gestão das empresas.

Pense Nisso: A ciência da Administração prega que não existe administração sem dados. É como navegar sem bússola. Qualquer vento pode levar ao rumo certo ou ao rumo errado.

 


TAGS : artigo , blog , carla kirst , erp , gestão , tecnologia