Postado por: Sidney Cohen

Ei, tenha foco!

Em quatro passos.


Sidney Cohen
Palestrante.
CEO da
Bit Partner Consultoria Empresarial.
CEO do
PME NEWS.

 

Qual o primeiro passo para qualquer atividade?

Começar...

Como já dizia o filosofo grego Platão...

“O começo é a parte mais difícil do trabalho”. Você concorda?

Em minha opinião, depende do perfil da pessoa, se ela for ansiosa, essa é a parte mais fácil, depois que complica. Já para as pessoas estratégicas demais, sim, pode ser. Pois são mais cautelosas e cada passo é muito premeditado. Particularmente, ainda bem que tenho os dois perfis e eles trabalham juntos, se bem que, às vezes se estranham, mas no final dá certo. Mas, como sugere o tema... É preciso ter FOCO!

Perdoem-me as turmas da geração Y e Z que conseguem fazer tudo ao mesmo tempo (e a maioria, bem), mas a dica é para os que não conseguem.

Segue um roteiro que pratico e funciona bem e ter FOCO é essencial para se chegar aos resultados.

1º. Administre bem o seu tempo:

Programe cada etapa, não apenas das atividades do trabalho ou estudo, mas do dia todo. Coloque na agenda desde a hora de acordar até a hora de dormir. A estimativa de quanto tempo vai durar as ações, incluindo, atividades físicas, higiene, refeições, tudo.

2º. FOQUE em cada etapa:

Certamente ao estimar o prazo para executar as ações, você colocou uma margem de erro para cima. Então, a princípio, não considere essa margem, foque para que cada etapa seja concluída dentro do prazo.

Foco é estar 100% concentrado e Atento!

3º. Dá pra relaxar?

Depende. Se você acabar alguma atividade antes do prazo e se até o momento estiver ok, não relaxa, siga em frente. Caso contrário, sim, relaxe até a próxima atividade.

É importante que cada ação siga o seu ritmo. Obviamente se você deixar para última hora, corre o risco de acumular muitas tarefas e não surtir o efeito esperado, porém, é importante a mente e o físico estarem em equilíbrio para agir. Lembre-se de ter disciplina e seguir o que você programou na agenda, incluindo as atividades físicas e demais.

4º. CONCENTRE-SE!

Se você estiver indo bem até aqui, concentre-se que falta pouco, caso contrário, concentre-se também e veja se alguma etapa anterior furou, e retome o quanto antes. Na concentração, além de ter foco, é importante não dispersar. Se algo o está incomodando, seja o ambiente ou o som externo, busque um local que não o incomode. Evite também fazer mais de uma ação simultaneamente. Inicie a próxima somente se finalizar a anterior. Isso é fundamental!

Bem, você já sabe qual é o FOCO. Então, comece a dar o primeiro passo ...


TAGS : artigo , blog , pme news , foco , Sidney Cohen , resultados , pandemia