Postado por: Sidney Cohen

Confiança

A confiança não se impõe, se conquista. Vem do caráter de uma pessoa.


Sidney Cohen
Palestrante.
CEO da Bit Partner Consultoria Empresarial.
CEO do PME NEWS.

 

O ditado popular “Depois da tempestade vem a bonança”, vem perdendo espaço para outro parecido, “Depois da tempestade vem a enchente”. Talvez pela desconfiança que está no ar, promovido pela classe politica e que reflete nas pessoas e organizações.

Seguindo a ordem natural, a confiança é uma característica que deve servir de exemplo e vir de cima para baixo. Seja no aspecto pessoal ou profissional. No ambiente familiar ou nas empresas, os pais ou os chefes devem servir de referência para se gerar uma harmonia em seu ambiente.

No mercado de trabalho, o conflito de interesses e a insegurança vinda principalmente dos líderes é que torna o clima organizacional tenso.  Para promover a confiança em sua equipe é importante que o líder tenha primeiramente a autoconfiança. Confiar em si, na sua capacidade e potencial é fundamental para transmitir a confiança para seu time.

Em momentos de desconfiança pense no que traz a confiança. Por exemplo, o que faz você confiar em sua família, amigo, médico, dentista e demais pessoas e profissionais há tempos? Tente puxar dessas características e fazer uma autoanálise se você as tem e/ou analisar se alguém de sua equipe as possui.

Sou consultor e por isso atuo com várias frentes, mas antes de tudo sou vendedor. Infelizmente o perfil de vendedor é visto com muita desconfiança, pois para muitos, o vendedor tenta empurrar qualquer coisa pra vender.  Bem, no meu caso, eu tento me espelhar em pessoas e profissionais que fogem esse perfil e que tem sucesso em seus desempenhos, como familiares e colegas com quem convivo e absorvo deles o máximo, principalmente o caráter, que tem como base, a confiança transmitida.

Pense nisso: "Autoconfiança gera segurança para transmitir a confiança adiante." - Sidney Cohen

 


TAGS : confianca , sidney cohen , pme news , carater , autoconfianca