Postado por: Sidney Cohen

Vai inovar? NÃO siga esses exemplos!



Sidney Cohen
Palestrante.
CEO da
Bit Partner Consultoria Empresarial.
CEO do
PME NEWS.

Você adota um planejamento estratégico em sua política de gestão?

Diante da pandemia, você pensa em lançar um novo produto/serviço para agregar valor ao seu negócio?

Eu sou fã e incentivador de empresas que praticam a inovação e seus métodos ágeis, aplicados com frequência pelas startups e por grandes empresas, principalmente neste período. Mas infelizmente ainda não inventaram a “bola de cristal” e por isso, toda ação requer a atenção redobrada.

Cito aqui alguns exemplos de grandes marcas que lançaram produtos e serviços que fracassaram no passado e que podem servir de alerta para você, pequeno ou médio empresário, refletir sobre as ideias e novas soluções que estão para ser lançadas pela sua empresa em breve.

Se o ponto forte da sua empresa é agilidade, veja esse exemplo do McDonald’s. A companhia lançou nos Estados Unidos em 1990 uma estratégia para aumentar as vendas no período noturno. E incluíram a pizza no cardápio, porém, justamente pelo fato de ser “fast food” o preparo da pizza é muito mais lento do que o de um hambúrguer. E o resultado não foi o esperado e fracassou.

Imagine agora a seguinte situação, em 1982, a Colgate decidiu vender comidas congeladas. O sucesso não veio e pior, contribuiu para que as vendas de creme dental caíssem também. Segundo os críticos, antes mesmo de comprar o produto, as pessoas associavam o gosto da comida com o da pasta de dente.

Em 2005, a empresa Frito-Lay, uma divisão da PepsiCo lançou o  Protetor labial com sabor de Cheetos, assim como o exemplo da Colgate o produto frustrou as expectativas de sucesso. Neste caso, as vendas tiveram um desempenho com gosto amargo, ou melhor, literalmente salgado.

Nem a tecnologia escapa. Em 2010, as TV’s 3D não causaram o impacto esperado.  O fato das pessoas precisarem usar óculos para assistirem as programações e assim mesmo, com poucas opções de canais que atendiam este formato, desmotivaram as empresas a investirem na produção deste segmento.

Ainda no ramo da tecnologia, ano passado a empresa Google descontinuou a sua rede social, o Google+. Um dos motivos estava relacionado à baixa adesão de usuários e os desafios para a sua manutenção.

Até a Disney já fracassou. Isso mesmo, Disney! O filme “Marte precisa de mães”, lançado em 2011, teve prejuízo de 111 milhões de dólares. O impacto foi forte e contribuiu para as ações da companhia cair. Um dos problemas, segundo a crítica, está relacionado à animação ter sido extremamente cara, devido à tecnologia avançada.  Os produtores apostaram no desempenho favorável do filme, com a projeção na televisão, livros e em produtos licenciados, o que não ocorreu.

Enfim, as empresas citadas puderam errar, pois boa parte são líderes em seus segmentos e tem capital para isso. Mas, você empresário, principalmente, pequeno empresário, tem o dinheiro contado para investir. E se a ação a ser tomada estiver associada ao lançamento de algum produto/serviço que tenha o risco apresentado nesses exemplos, então, como informei no inicio, reflita em sua estratégia para não repetir os erros dessas empresas. A proposta aqui não é desmotivá-lo, mas orientá-lo em cima dos fatos. Se os exemplos contribuíram para você tomar a decisão certa e você está confiante. Vai fundo! E SUCE$$O!!

 


TAGS : artigo , blog , pme news , Sidney Cohen , gestão , negócios , inovação , risco , pandemia

Database Error
Message: MySQL Error has occured
MySQL Error:Você tem um erro de sintaxe no seu SQL próximo a 'AND tema = '4' ORDER BY data DESC LIMIT 3' na linha 2
Query:SELECT tema,nome,resumo,data,url,imagem FROM artigos WHERE id != AND tema = '4' ORDER BY data DESC LIMIT 3
Trace:/home/pmenews/www/index.php at line 40
/home/pmenews/www/painel/class/lib/Utilitarios.class.php at line 181
/home/pmenews/www/template/artigo.php at line 94
/home/pmenews/www/painel/class/conn/Conexao.class.php at line 541
/home/pmenews/www/painel/class/conn/Conexao.class.php at line 522