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A grama do vizinho é mais verde do que a sua?

Sidney Cohen
Palestrante.
CEO da Bit Partner Consultoria Empresarial.
CEO do PME NEWS.

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Será que a grama do vizinho é de fato mais verde do que a sua?

Quem sabe você esteja valorizando a dele ou menosprezando a sua? E se de fato for?

Que tal então cuidar melhor do seu jardim?

Esse ponto de vista é comum no meio corporativo. Em muitos casos, a concorrência pode ser um modelo ótimo a se seguir. Mas, que tal fazer o dever de casa primeiro?

O cenário de pandemia sinaliza isso. Reinventar é a palavra do momento. E algumas empresas percebem que olhar para dentro pode ser a solução.

Um bom exemplo vem da Toyota, antes mesmo da pandemia. Ela pratica em sua política de gestão as campanhas de endomarketing, que visam motivar sua equipe, atrair talentos e reduzir a rotatividade (turnover) e consequentemente gerar resultados. Uma das campanhas é a integração do funcionário recém-contratado, que passa por um treinamento de cinco meses para conhecer os processos e demais áreas da empresa, antes de atuar em sua área. Assim, o colaborador estará apto a participar de demais campanhas, como por exemplo, a Cultura da Inovação, que premia as ideias sugeridas pelos funcionários e que são convertidas em ações e colocadas em prática.

Já para o cenário de pandemia, cito as campanhas de endomarketing adotadas por algumas empresas.

A BRF é um bom exemplo, ela criou um Comitê Permanente de Acompanhamento Multidisciplinar, formado por especialistas, com orientações e apoio psicológico aos colaboradores e familiares. E também adotou medidas quanto à higiene e precauções incluindo o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), para profissionais que possuem contato direto com o público.

Já a Makro, além das medidas preventivas no combate ao Covid-19 forneceu aos colaboradores o aplicativo Dr. Alper. Ele possibilita o atendimento remoto podendo evitar idas ao pronto-socorro e até mesmo internações hospitalares desnecessárias.

A Mandic oferece o Benefício Farmácia no subsídio de compra de medicamentos. E utiliza canais de comunicação no Slack, com orientações aos colaboradores sobre o Covid-19, além de um canal do diretor-executivo da empresa, com informações sobre o negócio.

Com relação à estratégia do negócio, o olhar para dentro pode ser a solução neste período delicado. E algumas empresas estão priorizando, por exemplo, ações regionais. Como é o caso da Azul Linhas Aéreas, que lançou em agosto a sua nova empresa sub-regional a Azul Conecta. Com o objetivo de desenvolver a aviação sub-regional no Brasil, alcançando cidades e comunidades menores e conectando essas regiões à malha de voos domésticos e internacionais da Azul.

Outro exemplo estratégico é a Campanha Redescubra o Rio, que visa ampliar o atendimento regional e impulsionar o setor turístico, bastante comprometido pela pandemia.  A ação atende cinco atrações da cidade, o AquaRio, o Bondinho do Pão de Açúcar, o Jardim Botânico, a roda gigante Rio Star e o Cristo Redentor.  E beneficia os moradores do estado do Rio de Janeiro, que terão descontos que variam de 30% a 50%.  Alguns hotéis também aderiram à campanha, com descontos na diária da hospedagem aos moradores do estado fluminense.

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